Centro de Produção e Pesquisa de Imunobiológicos em Piraquara recebe investimentos em infraestrutura

Publicado em 10/09/2021 às 00:00

Nesta quinta-feira, dia 09 de setembro, em solenidade realizada no Centro de Produção e Pesquisa de Imunobiológicos - CPPI, em Piraquara, foi feito o anúncio de obras em todo o complexo. Na ocasião, foram assinadas as ordens de serviço para execução de melhorias nos 15 pavilhões e conclusão do almoxarifado técnico, abrigo de veículos, guarita e depósito de resíduos sólidos de saúde.

O Prefeito de Piraquara, Josimar Fróes, participou do anúncio dos investimentos junto com o Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, o Diretor Geral da Paraná Edificações, Marcus Tesserolli, o Marquinhos, o Presidente da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná - FUNEAS, Marcello Augusto Machado, e o Diretor do CPPI, Rubens Gusso, entre outras autoridades.

DESTAQUES

“É um orgulho para Piraquara sediar o CPPI, uma unidade que é referência científica e de pesquisa que fornece soros e antígenos para todo o país. Mais gratificante ainda é receber o Secretário de Estado de Saúde, Beto Preto, com o anúncio de investimentos nesse estabelecimento que possui uma grande potencialidade de expansão”, destacou o Prefeito, Josimar Fróes.

“Investimentos que potencializarão a estrutura física do CPPI, e já estamos com a licitação autorizada para aquisição de equipamentos novos para reativação do Criobanco. É o Governo do Estado Paraná investindo em suas estruturas científicas e de pesquisa que são fundamentais para a saúde pública”, explicou o Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

“São mais dois projetos que viabilizamos por meio da Paraná Edificações na área da saúde. Por ser de Piraquara, é muito gratificante estar aqui hoje assinando essas ordens de serviços que representam investimentos no município. Aproveito para enaltecer a equipe técnica da PRED que conseguiu retomar essas obras esperadas há alguns anos”, ressaltou o Diretor Geral da PRED, Marcus Tesserolli.

“É muito gratificante anunciar essas obras e receber todas essas autoridades que foram fundamentais para retomarmos esses investimentos. Esperamos já nos próximos dias iniciar os trabalhos que fazem parte de toda a estruturação desse complexo que abriga também o Hospital Dermatológico São Roque”, finalizou o Presidente da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná - FUNEAS, Marcello Augusto Machado.

TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA-CIENTÍFICA

Na oportunidade, também foi assinado o Termo de Cooperação Técnico-Científica entre a FUNEAS, com interveniência da Secretaria de Estado da Saúde, e Associação Hospitalar de Proteção a Infância Dr. Raul Carneiro, mantenedora do Instituto de Pesquisa Pelé/Pequeno Príncipe, para o desenvolvimento de pesquisas científicas diversas, produção de kits para diagnóstico, soros terapêuticos para COVID 19 e outros produtos que possam ser utilizados pelo Sistema Único de Saúde - SUS.

CPPI - Centro de Produção e Pesquisa de Imunobiológicos

Fundado em 1987, o Centro de Produção e Pesquisa de Imunobiológicos (CPPI) atua na área de pesquisa e desenvolvimento de produtos de interesse para a saúde pública do país, produz soros antivenenos, insumos e antígenos para auxílio diagnóstico. O CPPI é referência nacional do soro antiloxoscélico, contra a picada de aranha-marrom, e do antígeno de Montenegro, utilizado para auxílio diagnóstico da leishmaniose tegumentar americana.

A partir de 2016 a Fundação Estatal de Atenção a Saúde - FUNEAS assumiu algumas ações do CPPI, visando melhorar a eficiência institucional.