Central de Ambulâncias de Piraquara: 12 mil atendimentos no primeiro semestre

Publicado em 02/07/2013 às 00:00

O atendimento individualizado de remoções prestado pela Central de Ambulâncias da Prefeitura de Piraquara registrou neste ano um aumento de 30% comparado com os seis meses de 2012. Os números foram apresentados no último sábado (29) em reunião realizada na central, com a presença do Prefeito Marcus Tesserolli, o Marquinhos, a Secretária de Saúde, Maristella Zanella, o Coordenador do serviço Osni Ptak e os servidores do setor.

A reunião foi uma prestação de contas dos seis primeiros meses de serviços executados pela Central de Ambulâncias, que apresentou além do aumento da demanda, os avanços conquistados para o setor. “Foi um encontro entre os servidores com a Secretária e o Prefeito para eles terem ciência do trabalho que foi desenvolvido até agora e o que ainda será feito por parte do serviço de remoção”, explicou o Coordenador da Central, Osni Ptak.

No primeiro semestre foram realizadas 12.602 remoções, sendo 644 pacientes acamados, 737 cadeirantes, 1298 para realização de radio e quimioterapia, 4289 para hemodiálise, 83 de alta médica, 1120 emergência, 259 gestantes, 941 fisioterapia, 07 internamentos, 114 transtornos mentais, e 3110 consultas médicas.

Avanços

Tendo em vista a importância do trabalho da Central de Ambulâncias, que atualmente possui uma frota de quatro ambulâncias leito, seis veículos Kombi e um convencional, e presta atendimento 24 horas, a atual administração está investindo no setor. Hoje o serviço já conta com um auxiliar de enfermagem para auxiliar nas remoções de emergência. A partir do segundo semestre será implantado o sistema de rádio nas ambulâncias, os servidores vão receber uniformes, e para os motoristas que ainda não possuem será ofertado o curso de condutor de emergência.

Ainda está prevista a contratação de mais três motoristas para reforçar o quadro, a implantação de mais um turno, e a disponibilização de mais veículos. “A intenção é estruturar e oportunizar a melhoria na condição de trabalho dos servidores da central, que atualmente desenvolvem um serviço de extrema importância para a população, e para aqueles pacientes que necessitam buscar atendimento especializado e de emergência fora do município”, explicou o Prefeito Marquinhos.

Atendimento

A Central de Ambulâncias de Piraquara presta atendimento 24 horas todos os dias da semana. É realizado o serviço pré agendado e as remoções emergenciais. Quem necessitar do serviço deve agendar com 24 horas de antecedência por meio dos telefones 3673-5075 e 3673 -8772, e em casos de emergência o contato é o mesmo.