Centenário de nascimento de Heloína Ribeiro de Souza

Publicado em 23/12/2016 às 00:00

Há 100 anos nascia em Deodoro, hoje Piraquara, Heloína Ribeiro de Souza. Uma entusiasta da arte e uma incentivadora da cultura piraquaraense. Heloína se dedicou a diversas atividades para comunidade como teatro, cinema, música, dança e festas beneficentes. Em homenagem pela contribuição e serviços prestados a sociedade, o Teatro Municipal recebeu seu nome.

HISTÓRICO

Filha do casal Francisco Ribeiro Júnior e Helena Loyola Ribeiro, Heloína se casou em 1937 com Albino José de Souza com quem teve quatro filhos. Sempre interessada pela cultura, cursou a Escola de Belas Artes do Paraná e dedicou-se devotadamente para a leitura e o aprimoramento da música nos estudos de piano clássico e nas aulas de canto lírico. Para poder executar bem estas atividades, participou de cursos de língua inglesa, francesa e italiana. Nas artes plásticas, realizou cursos de pintura com grandes expoentes do Estado do Paraná, entre eles o mestre Guido Viaro. Dona Lilinha, como era conhecida, destacou-se em Piraquara por suas relações pessoais e pelo envolvimento cultural. Era ela quem tocava piano e cantava nas missas e nos eventos sociais da cidade.

Um fato marcante na vida de Dona Lilinha ocorreu quando 22 jovens piraquarenses foram convocados para lutar na II Guerra Mundial. Organizou eventos culturais, como produções teatrais, apresentações de corais e exibições de filmes no cinema para levantar fundos que eram enviados para a Cruz Vermelha e assim, prestar um auxílio aos soldados brasileiros que participavam do conflito.

Além do incentivo na cultura da cidade Heloína foi pioneira também no primeiro corpo docente do Ginásio Romário Martins, quando fundado, no ano de 1950. Faleceu aos 85 anos de idade, no dia 16 de outubro de 2002, sendo sepultada no Cemitério Bom Jesus, em Piraquara.

Dona Lilinha se tornou providencial incentivadora e facilitadora da difusão da arte para o povo piraquarense. Hoje, o Teatro Municipal Heloína Ribeiro de Souza leva seu nome em homenagem pela sua participação na produção cultural da cidade.

TEATRO

Na solenidade de inauguração a família de Heloína Ribeiro de Souza esteve presente e foi homenageada em um momento de emoção. Albino José de Souza Filho, o primogênito, representou a família, recebendo uma placa de agradecimento das mãos do prefeito.

Inaugurado dia 1º de abri deste ano, o Teatro Municipal Heloína Ribeiro de Souza é um espaço adequado e feito especialmente para incentivar o desenvolvimento e a valorização da cultura local, trazendo mais oportunidade à população.

Confira algumas fotos de momentos da vida de Heloína