Cemitérios de Piraquara receberam milhares de pessoas durante o feriado de Finados

Publicado em 04/11/2015 às 00:00

Os quatro cemitérios municipais de Piraquara receberam um movimento intenso de visitantes durante o feriado de Finados. Para receber da melhor forma as milhares de pessoas esperadas, a prefeitura organizou um esquema especial antes e durante o dia, que mobilizou servidores de diferentes secretarias municipais.

Nas semanas que antecederam a data, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, responsável pelo cuidado e manutenção dos cemitérios, realizou uma série de ações. Foram executados os serviços de pintura, limpeza, roçada, calçamento, paisagismo e jardinagem nos quatro cemitérios com o objetivo melhorar os ambientes.

Por meio do trabalho de atualização do cadastro e notificações de proprietários realizado pela Administração dos Cemitérios, mais de 500 túmulos que não recebiam manutenções foram reformados nos cemitérios do São Roque, Sagrada Família, Nossa Senhora de Assunção e Bom Jesus dos Passos.

Durante os dias 31 de outubro, 01 e 02 de novembro, fiscais do Meio Ambiente e da Secretaria de Finanças estiveram de plantão para evitar abusos com o lixo e comércio irregular de velas e flores. Equipes da Vigilância Ambiental - Dengue, da Secretaria de Saúde, cuidaram da orientação e prevenção contra o mosquito da dengue que é comum em cemitérios. Este trabalho teve a colaboração dos Desbravadores Guardiões do Rei, que auxiliaram na orientação à população.

Para garantir a tranquilidade dos visitantes uma ambulância ficou a disposição para eventual atendimento e equipes do Departamento de Vigilância Patrimonial percorreram todos os cemitérios durante os dias de visitação. A Polícia Militar também se fez presente.

Atendimento ao público

Por meio da informatização do cadastro dos proprietários realizada no último ano, o atendimento dos visitantes que necessitavam localizar túmulos ficou mais fácil. Muitas pessoas que vieram de outros municípios puderam encontrar sepulturas pela consulta do nome do finado, nome do proprietário ou data de falecimento.

Importância do cadastro

O atendimento facilitado só foi possível graças à atualização do cadastro dos proprietários de terrenos nos cemitérios municipais, desenvolvido desde 2013. Por meio da ação foi possível reunir em um único sistema as informações das pessoas sepultadas e responsáveis pelos terrenos, além da localização das sepulturas. O cadastro facilita na fiscalização e cuidado com os cemitérios.

O cadastro deve ser feito no setor administrativo do Cemitério Bom Jesus dos Passos, das 08h às 17h sem interrupção para o almoço. A administração fica na Rua Alexandre Gugelmim, nº 10, Vila Juliana. Mais informações: 3590 3899.