Cemitério São Roque sofre ação de vandalismo durante a madrugada

Publicado em 22/04/2020 às 00:00

O Cemitério São Roque, no bairro Jardim Esmeralda, sofreu com atos de vandalismo na madrugada desta quarta-feira, dia 22 de abril. Aproximadamente 30 túmulos foram depredados com a quebra de vidraças, remoção de peças de mármore, placas de identificação e objetos como santos e crucifixos. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente faz o levantamento e avaliação dos estragos que serão reparados com recursos da Taxa Anual de Manutenção dos Cemitérios Municipais.

Nem mesmo a presença de um agente do Departamento de Segurança Pública e Patrimonial (DESPP), na recém construída Capela Mortuária, inibiu a ação dos vândalos que realizaram a depredação nos jazigos localizados mais distantes da entrada do complexo. Além da construção da nova edificação com a permanência 24h de um servidor de vigilância patrimonial, a Prefeitura de Piraquara também está licitando a instalação de um novo gradil em todo o entorno do cemitério, um dos mais antigos do município.

Prejuízo da Taxa Anual de Manutenção dos Cemitérios Municipais

Regulamentada em 2019, por meio do Decreto nº 7260/2019, a Taxa Anual de Manutenção dos Cemitérios Municipais, tem destinação exclusiva para os serviços de manutenção, limpeza, conservação, segurança e melhorias dos cemitérios. Por meio desta receita, a Prefeitura de Piraquara já executa melhorias nos quatro complexos do município. No entanto, após a ação dos vândalos, o recurso que seria utilizado para melhorias vai reparar os estragos causados.

“É uma situação desagradável, onde vamos ter que reparar prejuízos causados por puro vandalismo, utilizando um recurso específico para investimentos nos cemitérios. Agora estamos fazendo o levantamento de quantos foram danificados para entrar em contato com os proprietários e providenciar a manutenção. Contamos com o apoio da Polícia Militar e da população para que acione as forças policiais se presenciarem esse tipo de situação”, explicou o Secretário de Meio Ambiente, Juliano Ribeiro.

Melhorias

Já está concluída a nova Capela Mortuária de Piraquara. O complexo no Cemitério São Roque, com área total de 463,15m², conta com quatro ambientes estruturados para a realização de velórios, áreas de estar, de descanso e banheiros. O novo espaço, que está em fase de organização administrativa, vai proporcionar melhor estrutura e ampliar os serviços funerários para a população, descentralizando os velórios da capela mortuária do Cemitério Bom Jesus dos Passos, no Centro.

A Prefeitura de Piraquara também executa serviços de manutenção periódicos nos quatro cemitérios municipais. Nos últimos anos, os complexos receberam melhorias estruturais e de segurança por meio da reforma da Capela Mortuária Bom Jesus dos Passos, construção de calçadas, ampliação de muros, instalação de cercas, entre outras ações. Com a arrecadação da taxa de manutenção, os recursos serão destinados para ampliação das benfeitorias e melhor conservação dos espaços.

MAIS INFORMAÇÕES

Central de Luto: Rua Alexandre Gugelmin, nº10 - Vila Juliana

Telefones: 3590-3895 e 3899

Horário de atendimento: De segunda a sexta, das 08h às 17h.