Campanha Piraquara Rosa reforçou a prevenção do Câncer de Mama durante o mês de outubro

Publicado em 30/10/2014 às 00:00

Piraquara novamente vestiu o rosa neste mês de outubro. Celebração do Outubro Rosa, e a campanha Piraquara Rosa movimentaram o município durante todo o mês com diversas ações de prevenção ao câncer de mama. O encerramento das atividades ocorreu nesta quarta feira (29) com a Caminhada da Prevenção e o atendimento especializado no “Ônibus Lilás”.

A Caminhada da Prevenção ao Câncer de Mama mais uma vez reuniu centenas de pessoas no centro de Piraquara. Mulheres de diferentes idades, grupo da melhor idade, servidores de diversas secretarias, representantes do Sindisemup e de conselhos municipais, e a população em geral participaram da caminhada que ocorreu na região central.

Por volta das 15h teve início a concentração em frente à Casa da Memória. A grande maioria dos participantes era formada por mulheres, que vestiam rosa e enfeites em alusão a campanha de prevenção. Antes da caminhada um breve alongamento foi realizado e o grupo seguiu embaixo de um sol escaldante destino a Câmara Municipal acompanhado pela Polícia Militar.

Na chegada o grupo participou de uma aeróbica com o Grupo de Ginástica Move e em seguida coloriu de rosa todo o Auditório Zacarias Vieira. O evento teve continuidade com a apresentação da cantora Adriana Fabro, depoimentos, a apresentação de um vídeo sobre a importância da prevenção, e por fim os convidados participaram da apresentação de Danças Circulares com o grupo Roda do Arco Íris – Curitiba.

Piraquara Rosa

O objetivo da campanha Piraquara Rosa é socializar informações sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama, envolvendo o poder público, voluntários, entidades afins, profissionais de saúde, instituições de ensino e a população em geral.

O Paraná é o pioneiro entre os estados brasileiros que adotaram a legislação específica de prevenção e combate ao câncer de mama, por meio da Lei nº 16.935 de 23 de outubro de 2011, que institui o mês Outubro Rosa. Em Piraquara, a Profª Sirley Marchioratto, vereadora na época, redigiu a Lei nº 1.171 de 14 de dezembro de 2011, que instituiu no município a campanha Outubro Rosa.

Em 2013, a Primeira Dama Ana Mazon de Souza Tesserolli propôs que essa importante iniciativa fosse denominada, PIRAQUARA ROSA. O objetivo é refletir em ações continuadas de prevenção ao longo de todo o ano, e não somente no mês de outubro.

Neste ano, além de todas as ações de prevenção desenvolvidas pela Secretaria de Saúde ao longo do mês, as novidades foram: a Caminhada de Prevenção no bairro Guarituba, a partir da Unidade de Saúde CAIÇARA – CARLOS JESS, que movimentou a região e o “Ônibus Lilás” (Programa do governo federal das Unidades Móveis de Atenção à Violência Contra as Mulheres) numa parceria entre a Secretaria de Assistência Social e a Secretaria da Mulher, de Curitiba.

De acordo com a primeira dama, uma campanha dessa importância só é possível ser realizada graças ao trabalho integrado das secretarias municipais de Saúde, Comunicação, Educação, Cultura, Assistência Social e do Departamento de Turismo, entre outros setores da Prefeitura.

E também pelo envolvimento de vários atores que merecem um agradecimento especial. “Temos que agradecer o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, a Câmara Municipal de Piraquara, Rotary Club de Piraquara, Grupo Maturidade em Ação, Grupo MOVE, Centro da Juventude, Grupo de Dança Circular Roda do Arco Íris – Curitiba, Josimar serviço de som, Fanfarra do Grupo Desbravadores, SINDISEMUP, comércio e população em geral que engrandeceram nossa campanha", finalizou.

Saiba mais sobre a Campanha Piraquara Rosa no www.piraquara.pr.gov.br/piraquararosa

Confira as fotos da caminhada e do evento de encerramento