Campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada até o dia 09/06

Publicado em 26/05/2017 às 00:00

A Campanha Nacional de Vacinação, mobilização com o objetivo de prevenir o vírus da gripe, foi prorrogada até o dia 09 de junho. Todas as unidades de saúde do município e o CTA estão mobilizados para oferecer a imunização. Até agora, 63,66% da meta municipal foi atingida.

No dia 13 de maio, o Dia D foi responsável pela vacinação de grande parte da população. Todas as unidades de atendimento ofereceram a vacina, além do Teatro Municipal Heloína Ribeiro de Souza.

A influenza, conhecida popularmente como gripe, é uma doença respiratória de origem viral, e um problema de saúde pública no Brasil. Esta patologia pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção viral.

É importante ressaltar que a vacinação é a principal intervenção preventiva para a doença. A campanha anual, realizada desde 1999, entre os meses de abril e maio, contribui ao longo dos anos para a prevenção da gripe nos grupos vacinados, além de apresentar impacto na redução das internações hospitalares, gastos com medicamentos para tratamento das infecções secundárias e mortes evitáveis. (Ministério da Saúde).

Veja quem recebe a vacina pelo SUS

Crianças de 6 meses a menores que 5 anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias)

Gestantes

Puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto)