Notícia

Campanha de Vacinação contra a gripe começou esta semana

Publicado em 25/06/2013 às 00:00

No próximo sábado acontece o Dia D, com vacinação o dia inteiro em todas as Unidades de Saúde de Piraquara

A Campanha Nacional de vacinação contra a gripe começou nessa segunda-feira (15) em todo o Brasil. O município de Piraquara recebeu 10 mil doses da vacina. A vacinação acontece entre os dias 15 e 26 de abril em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município. No sábado, dia 20, acontece o Dia D, uma mobilização nacional: haverá vacinação o dia todo, das 8h às 17h, em todas as Unidades do Município. No grupo prioritário, que deve receber a vacina este ano, conforme orientação do Ministério da Saúde, estão: crianças com idade de seis meses até menores de dois anos (até um ano, 11 meses e 29 dias); gestantes em qualquer idade gestacional; mulheres que tiveram filhos há no máximo 45 dias; pessoas com 60 anos ou mais; indígenas; pessoas privadas de liberdade; profissionais de saúde; doentes crônicos com comprovação. Os grupos prioritários foram definidos conforme risco de evolução do quadro gripal, pois pelos casos em anos anteriores, a gripe atingiu esses grupos de forma mais grave. Os adultos recebem apenas uma dose, já as crianças devem receber o reforço em 30 dias para que a vacina tenha o efeito desejado.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Piraquara, enfermeira Andrea Rech, enfatiza que “nesse primeiro momento serão vacinados apenas os grupos prioritários conforme definido pelo Ministério da Saúde”, e salienta ainda que “a vacina aliada a lavagem e assepsia das mãos, são algumas das estratégias na prevenção da gripe”. As pessoas que não estão inclusas nestes grupos e quiserem tomar a vacina podem procurar laboratórios particulares. Antes de escolher o local vale a pena pesquisar porque a dose está sendo aplicada pelo valor de R$ 80,00 a R$ 130,00 em Curitiba e Região Metropolitana.

Prevenção e tratamento

A vacina contra a gripe é a forma mais indicada de prevenção, mas uma boa dica é manter as mãos sempre limpas. Ao entrar em contato com outras pessoas em aperto de mão, após andar de ônibus ou pegar em objetos acessados por várias pessoas, e antes das refeições, não esqueça de lavar as mãos. Qualquer pessoa que apresente algum sintoma como febre acima de 38ºC, tosse e dor de garganta, deve procurar o serviço de saúde o mais rápido possível. É importante não tomar medicação sem prescrição médica, pois isso pode mascarar os sintomas e prejudicar o diagnóstico e o tratamento correto da doença. Quem estiver com sintomas de gripe deve evitar locais aglomerados e fechados e ter cuidado ao espirrar ou tossir, evitando contaminar outras pessoas com o vírus.