Caminhada "Todos contra o Câncer" encerrou as atividades do Piraquara Rosa no mês de outubro

Publicado em 29/10/2013 às 00:00

Piraquara vestiu o rosa neste mês de outubro. Celebração do Outubro Rosa, e a campanha Piraquara Rosa movimentaram o município durante todo o mês com diversas ações de prevenção ao câncer de mama. O encerramento das atividades aconteceu na última semana com a Caminhada da Prevenção e o atendimento especializado na Unidade de Saúde Carlos Jess – Caiçara.

Na sexta feira (25) a Caminhada da Prevenção ao Câncer de Mama reuniu centenas de pessoas no centro de Piraquara. Mulheres de diferentes idades, grupo da melhor idade, servidores de diversas secretarias, representantes do Sindisemup, e a população em geral participaram da caminhada que ocorreu na região central.

Por volta das 16h30 teve início a concentração em frente à Casa da Memória. A grande maioria dos participantes era formada por mulheres, que vestiam rosa e carregavam cartazes e enfeites em alusão a campanha de prevenção. Antes da caminhada um breve alongamento foi realizado e o grupo seguiu destino a Câmara Municipal acompanhado pela Polícia Militar.

Durante o percurso o carro de som reproduzia informações sobre a prevenção do cancêr, e os participantes bastante animados chamavam a atenção dos comerciantes e a população que parou para ver a caminhada passar. Na chegada na Câmara Municipal o grupo fez um novo alongamento e em seguida lotou o Auditório Zacarias Vieira.

O evento teve continuidade com o pronunciamento de autoridades, apresentação musical, palestras sobre prevenção e saúde da mulher com profissionais da saúde, homenagens, e por último a apresentação de um vídeo com relatos de mulheres piraquarenses que superaram a doença e que estão em tratamento, que emocionou a maioria dos presentes.

A caminhada foi realizada com o apoio de diversas secretarias municipais. Participaram do evento as secretárias municipais de Saúde, Maristela Zanella, Educação, Loireci Dalmolin, e Assistência Social, Cristina Galerani, e os secretários de Cultura, Esporte e Lazer, Pedro Zaro, e Comunicação, Marcio Mainardes, a autora da lei que instituiu o Outubro Rosa em Piraquara, ex vereadora Professora Sirlei Marchioratto, e a idealizadora da campanha Piraquara Rosa, a primeira dama Ana Mazon Tesserolli.

Piraquara Rosa

No início do mês três espaços públicos; a Caixa D’água da Prefeitura, Casa da Memória e a Unidade de Saúde Carlos Jess - Caiçara receberam a iluminação rosa. Na Câmara Municipal ocorreu o evento de abertura com o lançamento da Campanha Piraquara Rosa, que tem como objetivo ampliar as ações de prevenção ao câncer de mama no município, por meio de atividades continuadas a serem realizadas, não somente no mês de outubro, mas ao longo de todo o ano.

Durante os finais de semana as unidades de saúde ofereceram atendimento diferenciado, com exames citopatológicos, orientações quanto ao autoexame de mama e solicitação de mamografias para as mulheres acima de 40 anos. Também foi realizada uma ação de orientação e conscientização na Penitenciária Feminina Estadual.

Confira o vídeo que emocionou os participantes do evento