Caminhada "Todos contra o câncer de mama" ocorre nesta quarta

Publicado em 27/10/2015 às 00:00

Nesta quarta feira (28) ocorre em Piraquara mais uma edição da caminhada “Todos contra o câncer de mama”. A ação faz parte da programação da campanha Piraquara Rosa, desenvolvida pela prefeitura, com ações de prevenção e combate ao câncer de mama durante todo o mês de outubro.

A concentração será em frente à Casa da Memória, a partir das 08h, com a chegada prevista às 09h30 na Câmara Municipal. Os participantes vão percorrer o trajeto na região central, acompanhados de uma equipe de apoio e carro de som.

No encerramento ainda serão realizadas apresentações do Grupo de Dança Circular e o sorteio de brindes. Profissionais da saúde também vão prestar orientações para a população sobre prevenção e tratamento da doença.

Piraquara Rosa

O objetivo da campanha Piraquara Rosa é socializar informações sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama, envolvendo o poder público, voluntários, entidades afins, profissionais de saúde, instituições de ensino e a população em geral.

O Paraná é o pioneiro entre os estados brasileiros que adotaram a legislação específica de prevenção e combate ao câncer de mama, por meio da Lei nº 16.935 de 23 de outubro de 2011, que institui o mês Outubro Rosa. Em Piraquara, a Profª Sirley Marchioratto, vereadora na época, redigiu a Lei nº 1.171 de 14 de dezembro de 2011, que instituiu no município a campanha Outubro Rosa.

Em 2013, a Primeira Dama Ana Mazon de Souza Tesserolli propôs que essa importante iniciativa fosse denominada, PIRAQUARA ROSA. O objetivo é refletir em ações continuadas de prevenção ao longo de todo o ano, e não somente no mês de outubro.

Neste período as repartições públicas são enfeitadas em alusão a campanha e diversas atividades foram programadas pela Secretaria de Saúde de Piraquara em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher de Piraquara.

Para conhecer um pouco mais sobre o Piraquara Rosa, acesse: WWW.piraquara.pr.gov.br/piraquararosa