Blitz ambientais marcaram o primeiro semestre na Secretaria de Meio Ambiente

Publicado em 15/07/2013 às 00:00

As Blitz ambientais realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente têm sido constantes desde o início do ano. Educação ambiental para comerciantes, remoção de lixo a céu aberto em terrenos, vias públicas e calçadão, manutenção e implantação de papeleiras (lixeiras para recicláveis), plantão de equipes nos finais de semana, implantação de placas de orientação e notificações aos responsáveis foram as principais ações realizadas pela Secretaria neste primeiro semestre de 2013. O município é 100% coberto pela coleta de lixo comum e reciclável, mas apesar disso muitos fazem depósito incorreto e ilegal de lixo. Por este problema, as ações de blitz, limpeza e manutenção da Secretaria são necessárias em várias regiões.

Blitz Ambiental no Calçadão da Avenida Getúlio Vargas

No início do ano a Secretaria realizou uma ação educativa com os comerciantes e moradores da Avenida Getúlio Vargas e Rua Barão do Cerro Azul, devido a inúmeras irregularidades nos horários de disposição de resíduos sólidos (lixo) para coleta pública. Eles foram orientados a fechar bem os sacos de lixo e colocar na frente dos estabelecimentos somente no momento da passagem da coleta, e não de um dia para o outro. Para que o Centro seja mantido limpo durante os finais de semana foram designadas duas equipes que fazem plantão para realizar esta limpeza.

Mesmo após este trabalho, alguns comerciantes e moradores continuam dispondo seus lixos pra coleta a qualquer hora, inclusive aos domingos, e junto ao meio fio, além de utilizarem as floreiras e lixeiras públicas para deposição, descumprido as orientações. Estas ações podem incidir em notificações e multas, caso a orientação não seja cumprida, conforme Lei específica.

Outro problema encontrado são as placas, cartazes e faixas de publicidades por todo o calçadão, também proibidas. Este material é recolhido pela equipe e o local é limpo. No plantão também foram flagrados um bicicletário, três bancos e um poste quebrados, resultado de vandalismo.

Foi realizada a remoção dos equipamentos quebrados e substituição ou manutenção pela Secretaria de Infraestrutura. Os cartazes e faixas de publicidade foram retirados, resíduos depositados nas lixeiras e nas floreiras coletados. Ficou determinado também que a empresa prestadora do serviço de varrição deve intensificar o trabalho nas manhãs de sexta, sábado e segunda, devido à grande circulação de pessoas nos finais de semana à noite.

Foi constatado ainda que havia necessidade de instalação de mais lixeiras no calçadão para atender a grande demanda dos fins de semana. No início de junho foram instaladas 14 papeleiras ao longo do calçadão.

Blitz Ambiental na Avenida Brasília

O problema da deposição de resíduos sólidos a céu aberto é uma prática recorrente em Piraquara, portanto uma grande preocupação para a Prefeitura, frente à fragilidade ambiental do município, comprovada na legislação ambiental. A Vila Vicente Macedo, por exemplo, é atendida pela coleta pública domiciliar três vezes por semana para resíduo comum e duas vezes para o material reciclável. Mesmo assim, é habitual encontrar descarte indevido de lixo nas vias públicas e em lotes baldios, principalmente na Avenida Brasília. Somente em abril a Secretaria de Infraestrutura removeu 31 caminhões caçamba cheios de resíduos diversos. Após este trabalho, iniciou a intervenção da Secretaria de Meio Ambiente com a coleta manual do que restou. Nesta ação foram coletados 87 sacos de 100 litros, dois sofás, inúmeras carcaças de TVs, dois caminhões carroceria cheios de pneus, uma carcaça de carro e um quadro de moto. Para melhorar o aspecto paisagístico foram plantadas cinco Araucárias e três Pitangueiras (nas clareiras) e 35 Ipês (brancos e amarelos) às margens da via.

Limpeza na Planta Nemari V

No início de julho foi realizada limpeza completa na Planta Nemari V, próximo à divisa com São José dos Pinhais, onde muito lixo indevido é depositado. Menos de uma semana depois, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente voltou ao local e havia muito mais lixo, tanto material reciclável quanto comum. Novamente uma limpeza completa foi realizada, assim como a instalação de placas de orientação.

Manutenção e reposição de papeleiras

As papeleiras, lixeiras destinadas a coleta de lixo reciclável, instaladas no Centro e nos locais mais movimentados, receberam manutenção. Muitas estavam sujas e até pichadas ou quebradas. A equipe da Secretaria de Meio Ambiente realizou a limpeza completa destes equipamentos, assim como a reposição das que estavam quebradas, e a recolocação das que foram indevidamente retiradas do local.

Veja aqui os álbuns das ações da Secretaria de Meio Ambiente.

Blitz Ambiental na Planta Nemari V

Blitz Ambiental no Centro - julho / 2013

Blitz ambiental no calçadão do Centro - maio/2013

Manutenção e implantação de Papeleiras