Batalhão de Polícia de Guarda comemora os 50 anos

Publicado em 10/11/2014 às 00:00

Em alusão ao seu 50º aniversário, o Batalhão de Polícia de Guarda (BPGd), pertencente ao 6º Comando Regional da PM (6º CRPM), realizou uma solenidade na manhã deste sábado (08/11) com entrega de medalhas e homenagens a autoridades militares e civis e também a policiais militares que já se encontram na reserva remunerada. O evento aconteceu em frente à sede da Prefeitura do município de Piraquara, Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

Estavam presentes no evento o Chefe de Estado Maior da PM, coronel Maurício Tortato, o Comandante do 6º CRPM, o tenente-coronel João Alves da Rosa Neto, o Comandante do 13º BPM, tenente-coronel Carlos Eduardo Rodrigues Assunção, o Comandante do BPGd, tenente-coronel Wilson Rogério Valla, o Prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, o Presidente da Câmara de Vereadores do município, Heron Lopes, além de comandantes das companhias, oficiais e praças da corporação, familiar e a comunidade no geral.

Em seu discurso, o Chefe de Estado Maior da PM, coronel Maurício Tortato, prestou seu reconhecimento ao serviço de todos aqueles que pertencem à unidade e se esforçam diariamente para que os resultados sejam positivos, garantindo a segurança da população. O coronel Tortato também parabenizou a iniciativa do batalhão em homenagear, na data do seu aniversário, aqueles policiais militares que muito fazem pela Polícia Militar.

“Pra mim é uma honra estar a frente do batalhão há um ano e estamos nos esforçando e trabalhando para valorizar os policiais. Também lutamos para que ocorresse a própria vinda da unidade para Piraquara, pois atualmente o BPGd não faz só o policiamento nos presídios, mas também em todo o município. Esta solenidade tem como objetivo comemorar 50 anos de existência do batalhão e homenagear nossos policiais militares”, afirma Comandante do BPGd, tenente-coronel Wilson Rogério Valla.

O Prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, ressaltou que o município cresceu em cima de preconceito por possuir um complexo penal. “Quando a Polícia Militar trouxe o BPGd para dentro de Piraquara reconheceu a necessidade de dar atenção a população. Fico lisonjeado em participar deste evento e agradeço a cada policial militar pelo serviço que prestam em prol da nossa comunidade”, disse.

Durante a solenidade os policiais militares do batalhão que completaram 10, 20 e 30 anos de serviços foram homenageados com a Medalha Policial Militar e algumas autoridades militares e civis foram agraciadas com um mimo representativo aos 50 anos da unidade. Também foram homenageados policiais militares que encontram-se atualmente na reserva remunerada e muito contribuíram para o crescimento do BPGd.

MEDALHA POLICIAL MILITAR – Criada através da Lei 1.948 de 1920, a medalha é uma honraria feita a policiais e bombeiros militares para homenageá-los pelos excelentes serviços prestados a corporação ao completarem 10, 20 ou 30 anos de carreira. Para ser condecorado é preciso que o policial ou bombeiro tenha um bom desempenho em suas funções.

BPGd – O Batalhão de Polícia de Guarda foi criado em 27 de outubro de 1964 através do decreto 13.613 com o nome de Corpo de Polícia de Estabelecimentos Penais (CPEP), vindo posteriormente a mudar a denominação, a qual permanece até os dias de hoje. A unidade ´especializada no policiamento ostensivo, de escolta e polícia guarda, sendo que atualmente também realiza o policiamento de todo o município de Piraquara, além dos cerca de 10 mil detentos.

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR.