Autorizada a licitação para a duplicação da Rodovia João Leopoldo Jacomel

Publicado em 30/01/2014 às 00:00

Foi autorizada pelo Governo do Estado nesta quarta-feira (28) a abertura da licitação para a execução da duplicação da Rodovia João Leopoldo Jacomel - PR-415.  As obras compreendem o trecho entre Curitiba, Pinhais e Piraquara, em uma extensão de 14 quilômetros. A duplicação que é esperada há anos pela população dos dois municípios irá ampliar a capacidade de tráfego da rodovia, por onde passam mais de 25 mil veículos diariamente.

A Prefeitura de Piraquara acompanhou desde o início junto ao Departamento de Estradas e Rodagem toda a elaboração do projeto de duplicação da rodovia. O projeto que a princípio previa apenas uma passarela, e seis pistas somente no trecho até o Carrefour em Pinhais, foi alterado após consultas e reuniões com a Prefeitura de Piraquara. Foi sugerida a continuação das seis pistas até o Contorno Leste, e a construção de mais quatro passarelas.

De acordo com o Prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, a expectativa agora é que o processo licitatório seja concluído o quanto antes para que a obra possa ser iniciada. “Desde o início do projeto a Prefeitura tem acompanhado e participado de forma efetiva de todo o processo para a execução da duplicação. Esperamos agora agilidade na licitação para que a tão esperada ampliação se torne realidade para os piraquarenses que utilizam a rodovia diariamente.”, ressaltou.

O valor máximo da licitação será de R$ 147 milhões e abrange serviços de terraplanagem, pavimentação asfáltica, drenagem e obras de arte corrente, obras de artes especiais (viadutos, passarelas, ciclovias), restauração rodoviária, sinalização, iluminação pública.

Projeto

No primeiro trecho, entre o Rio Atuba (divisa entre Curitiba e Pinhais) e o Carrefour Pinhais, a proposta é implantar mais uma faixa de circulação em cada lado da Avenida João Leopoldo Jacomel, ao longo de 3,9 quilômetros. Com as novas faixas, o trecho ficará com seis pistas, três de cada lado. Também serão construídas ciclovias e calçadas. A nova faixa terá prioridade para os ônibus e será usada para conversões de veículos.

O segundo trecho, entre Pinhais até Piraquara, terá seis faixas de circulação, contra as atuais duas faixas. A terceira faixa dará preferência também aos ônibus e as conversões dos veículos. O estudo também apontou a necessidade de construir pontos de retorno, viadutos, passarelas, ciclovias, calçadas e uma iluminação central.