Aulas especiais de Educação Física na Educação de Jovens e Adultos

Publicado em 21/11/2013 às 00:00

Empenhados na busca constante de equilíbrio entre mente e corpo, os alunos da Escola Municipal Marilda Cordeiro Salgueiro da Educação de Jovens e Adultos têm aulas especiais com a prática de exercícios de ginástica laboral, relaxamento e alongamento durante as aulas de Educação Física. Os alunos têm estas aulas semanalmente. No início, o trabalho foi um pouco mais difícil porque a maior preocupação dos alunos era em aprender a ler, escrever e fazer contas. Mas a professora Jocimara Rossa, com um trabalho contínuo de dedicação, conseguiu despertar nestes alunos o prazer pelas práticas corporais.

A professora fez um trabalho de conscientização em relação às práticas corporais do movimento, evidenciando que a ginástica laboral interfere diretamente na vida das pessoas. Fisicamente, melhora a circulação sanguínea, oxidação dos músculos e tendões, diminui inflamações, traumas e facilita a diminuição da tensão desnecessária. Psicologicamente, reforça a autoestima e melhora a capacidade de concentração nos estudos; e socialmente, promove o contato e integração social. Segundo ela, “é preciso atribuir sentido ao conhecimento, considerar a satisfação de suas necessidades e expectativas que foram se construindo ao longo da vida, a partir do contexto de sua cultura. Vejo que a disciplina de Educação Física contribui para aprendizagem das demais áreas do conhecimento já que os alunos desenvolvem as funções mentais, a coordenação motora, a livre expressão e a sociabilidade, o que importa não é o gesto pelo gesto, mas o significado deste momento de lazer, cooperação, saúde e bem-estar”.

Matrículas no EJA

Para quem tem interesse em estudar, mesmo depois de adulto, a Secretaria de Educação de Piraquara está com as matrículas abertas. Podem fazer o curso pessoas a partir de 15 anos, que não completaram o Ensino Fundamental. As matrículas são feitas diretamente nas Secretarias das Escolas e os documentos necessários são: cópia da Carteira de Identidade, cópia do comprovante de residência e uma foto 3x4.

As aulas acontecem de segunda a sexta, de manhã e à noite, em quatro escolas municipais, no Centro e no Guarituba. Para os alunos que moram em outros bairros é ofertado transporte escolar gratuito.

MANHÃ (8h às 12h)

Escola Extensão Centro

Rua Reinaldo Meira, 1050 – São Cristóvão

Escola Idília Alves de Farias

Rua Pastor Adolfo Weidmann, 49 – Guarituba

NOITE (19h às 22h)

Escola Emília Capelini Valenga

Rua Duarte da Costa, 381 – Jardim Bela Vista

Escola Marilda Cordeiro Salgueiro

Rua Pastor Adolfo Weidmann, 2807 – Guarituba

Veja aqui as fotos da aula.