Ato cívico e mutirão de limpeza marcam as ações do Dia do Rio

Publicado em 25/11/2013 às 00:00

Durante este fim de semana várias ações e eventos marcaram o Dia do Rio, comemorado em 24 de novembro. As ações foram promovidas pela Prefeitura Municipal de Piraquara através da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, pelo Rotary Club de Piraquara, pela Sanepar e pelo Grupe Escoteiro Guardiões das Águas. A data foi criada em 1991 por iniciativa do Rotary, através da Lei Municipal 98/1991. Em 1995 foi criada a Lei Estadual e a ONU estuda o projeto do Dia Mundial do Rio. Além disso, centenas de cidades já criaram leis para essa data. O Dia do Rio é na realidade um programa de conscientização, que tem por objetivo reverte o quadro de degradação que os rios vêm sofrendo, para evitar a escassez da água, com a preservação e proteção dos recursos naturais, garantindo água em qualidade e quantidade para as futuras gerações.

Iniciando a programação, no dia 10 de novembro aconteceu o passeio de caiaque nas águas do Rio Piraquara. No último sábado (24), o Rotary Club e o Grupo Escoteiro Guardiões das Águas promoveram pela manhã um ato cívico em homenagem ao Rio. Deste ato cívico participaram também o vice-prefeito, Luciano Antunes, servidores da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo; funcionários da Copel; representando a Igreja Católica estava o Diácono Arthur Conrado Driscehl e representado as Igrejas Evangélicas, o Pastor Robson.

Também com início pela manhã e um muito trabalho ao longo de todo o dia, aconteceu um mutirão de limpeza nas margens da Represa Piraquara II. Participaram do mutirão mais de 130 pessoas entre escoteiros, moradores da região e funcionários. Ao todo, foram recolhidos mais de 850 quilos de lixo que estavam perto da represa. À noite aconteceu na Igreja Matriz de Piraquara, Senhor Bom Jesus dos Passos, uma missa pedindo bênçãos aos rios e a todos que trabalham pela causa.

No domingo (24) aconteceu ainda a 8ª Caminhada Internacional da Natureza, organizada pela Prefeitura de Piraquara, com apoio e participação dos rotaryanos e dos escoteiros. Nesta terça, dia 26, acontece na Câmara Municipal uma sessão solene pelo Dia do Rio, com homenagens aos envolvidos nas questões ambientais no município.

Veja aqui as fotos do ato cívico no sábado.

Veja aqui as fotos do mutirão de limpeza.

Aqui, as imagens da missa.

Acompanhe aqui a matéria completa sobre a 8ª Caminhada Internacional da Natureza.