Aprovada em Piraquara a Lei Gustavo Rosa Calonga

Publicado em 18/08/2014 às 00:00

Foi aprovada em Piraquara a Lei Gustavo Rosa Calonga, que institui a Semana Municipal de Doação de Sangue e Medula Óssea. O projeto foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal, e agora segue para sansão do Prefeito Marcus Tesserolli, o Marquinhos.

Na última quinta feira (14) os detalhes da iniciativa foram apresentados no Centro da Juventude. O vereador Ernani Winter, autor do projeto, destacou a importância da conscientização das pessoas sobre o assunto, e a sensibilização da Secretaria de Saúde para efetivação da lei. “Antes de propor qualquer lei é preciso verificar a viabilidade dela. Nós consultamos a Secretaria de Saúde, que vai disponibilizar toda a estrutura para a realização da semana”, explicou o legislador.

O nome da lei foi escolhido em homenagem ao jovem piraquarense, que faleceu em abril deste ano por falta de um doador compatível de medula óssea. “Acompanhamos a luta da família, e só quem perdeu um filho sabe o quanto isso é dolorido. A aprovação da lei é uma forma de manter viva essa luta, além de servir de exemplo para outros municípios adotarem a mesma iniciativa”, destacou o Prefeito Marquinhos.

Para a mãe do Gustavo, Rita da Silva Rosa, a lei é de extrema importância principalmente por trazer esclarecimentos sobre a doação de medula óssea. “Muitas pessoas ainda desconhecem a simplicidade do procedimento, que é muito seguro e pode salvar vidas. A iniciativa vai proporcionar esse momento de sensibilização e esclarecimento para a população”, ressaltou.

A Semana Municipal de Doação de Sangue e Medula Óssea está prevista para ocorrer no mês de setembro, na semana em que era comemorado o aniversário do Gustavo Calonga. Além de atividades de conscientização, uma parceria com o Hemepar foi oportunizar a doação de sangue e o cadastro de possíveis doadores de medula.