Após 11 mil inscritos em menos de 24h, Piraquara encerrará o cadastro da "xepa" da vacina

Publicado em 23/06/2021 às 00:00

Após 11 mil inscritos, em menos de 24h, a Secretaria Municipal de Saúde de Piraquara encerrará nesta quarta-feira, dia 23 de junho, às 20h, o cadastro das pessoas com idade entre 18 e 45 anos, disponíveis para receber as eventuais doses residuais, popularmente conhecidas como “xepa”. Em razão da quantidade incerta de sobras durante cada ação de vacinação, optou-se pelo encerramento do cadastro, já que o número de inscritos é suficiente para o atendimento dessa demanda.

Inicialmente as sobras de vacinas estavam sendo direcionadas às pessoas com comorbidades, com a conclusão da imunização deste grupo prioritário, o protocolo foi alterado. “Ficamos felizes pela grande disponibilidade das pessoas, já que a intenção do cadastro é não desperdiçar as eventuais sobras. Com base no histórico desde o início da campanha, o número de inscritos é o suficiente para a destinação dessas doses”, explica a Secretária Municipal de Saúde, Glaucia Buss Guimarães.

Importante ressaltar que o cadastro não garante a antecipação da vacinação. Os cadastrados podem ser convocados de forma EXTRAORDINÁRIA, em caso de sobra de doses durante os dias de vacinação. A lista e as doses aplicadas por meio desse protocolo serão disponibilizadas no site oficial da Prefeitura de Piraquara, junto com as demais informações relacionadas a transparência da campanha Imuniza Piraquara.

O agendamento obedecerá aos seguintes critérios: A pessoa deve ser moradora do município de Piraquara e a prioridade será por idade, das pessoas mais velhas para as mais novas cadastradas.

O que é a “xepa” da vacina?

A “xepa” da vacina são as doses remanescentes de frascos abertos, que em razão do seu prazo curto de validade, são aplicadas nas pessoas previamente cadastradas. A Coronavac e a vacina da Pfizer, por exemplo, precisam ser usadas em até seis horas após a abertura do frasco, segundo a bula dos imunizantes. Já a vacina da AstraZeneca/Oxford pode ser utilizada em até 48 horas depois de aberta. Nos dias de vacinação, após abertura de frascos (que normalmente possuem 10 doses) e ausência de pessoas convocadas naquele dia, é feito o contato para os cadastrados interessados e disponíveis para receber a imunização.

Cada município organiza o protocolo e o fluxo de atendimento nesse formato. Em Piraquara, a Secretaria Municipal de Saúde faz a convocação por telefone e o contatado deve se dirigir até o Complexo Administrativo Vila da Cidadania, local de vacinação.

CADASTRO:  https://forms.gle/HgbMXg4hiYDnLXJi8

ATUALIZAÇÃO: O cadastro será encerrado no dia 23/06/21, às 20h.