Alunos do Cursinho Nascente da Prefeitura de Piraquara são aprovados no vestibular

Publicado em 17/01/2014 às 00:00

Depois de um ano de muito estudo, dedicação e sonhos, alunos do Curso Pré-vestibular gratuito Nascente, ofertado pela Prefeitura de Piraquara, foram aprovados nos vestibulares de grandes Universidades. A maioria dos alunos cursava o 3º ano do Ensino Médio durante o dia e as aulas do Cursinho à noite. Alguns ainda trabalhavam, sobrando pouco tempo para estudar. O esforço foi grande mas valeu a pena, pois ingressar na Universidade representa para estes jovens uma mudança de vida.

Dayrane Silva Paixão, aprovada na UFPR em Tecnologia em Comunicação Institucional, afirma que “o Cursinho foi uma chance que tivemos, uma porta que abriu para nós”. Ela elogiou o material e os professores e na sua família a história se repete: o irmão, que também fez o Curso Nascente, está se formando em Gestão da Informação, também na UFPR.

Ricardo Pacheco de Souza, aprovado no mesmo curso de Dayrane, também acredita que o cursinho ajudou muito. Romão Felipe Motta da Silva, aprovado em Educação Física na UFPR, que durante o ano trabalhou o dia todo e estudou à noite no Cursinho Nascente, nas últimas semanas ante do vestibular resolveu sair do trabalho e dedicar-se exclusivamente à preparação: “eu passava o dia inteiro na escola, estudando, foi um período muito corrido, mas agora estou muito feliz, e posso dizer que se não fosse o cursinho eu não teria passado”.

Patrícia Cordeiro Rocha Lima, aprovada em Matemática na UFPR, tentou o vestibular pela primeira vez. Para ela o Cursinho foi decisivo. “Agradeço a dedicação e o comprometimento dos professores, que cumpriram os dias e horários de aulas”, diz a caloura.

No momento da divulgação do resultado do vestibular da UFPR, Dayrane, Ricardo e Romão estavam na Praça Carlos Gomes, no Centro de Curitiba, aguardando. Quando viram seus nomes na lista a emoção foi incontrolável. Ricardo diz: “tive vontade de gritar, pular e abraçar alguém para comemorar”. E Romão conta que a emoção foi tanta, “que até esqueci como fazia para voltar para casa, ainda bem que encontrei meus amigos”. Todos comemoraram com muitos gritos, abraços e lama.

A professora de Sociologia Fabiana Nunes Travasso, do Colégio Estadual Ivanete Martins de Souza, no Guarituba, acompanhou a trajetória de alguns dos aprovados. Emocionada, ela diz: “ver a luta deles, a vontade de mudar de vida e a perspectiva de uma vida diferente, e agora a vitória da aprovação no vestibular, para mim foi como ganhar na mega sena, é uma alegria enorme ver eles crescendo e saindo do ninho”.

Daqui para frente, o desafio é seguir e concluir os cursos superiores. Para quem vai tentar vestibular este ano, Romão diz: “é importante que o cursinho continue e que os estudantes de Piraquara aproveitem esta ótima oportunidade”.

Informações sobre inscrições do cursinho em breve no site.

Confira aqui a lista de aprovados:

UFPR

Dayrane Silva Paixão – Tecnologia em Comunicação Institucional

Ricardo Pacheco de Souza – Tecnologia em Comunicação Institucional

Romão Felipe Motta da Silva – Educação Física

Marcos Henrique Bastos – Física

Pâmella Cristina Lima – Terapia Ocupacional

Alex Fernandes – Gestão da Informação

Patrícia Cordeiro Rocha Lima – Matemática

PUC

Daniel Augusto Ferreira Luiz – Ciências Contábeis

Allan Henrique Rodrigues – Direito

Lucas Santos de Souza – Psicologia

Brenda Renata Dias de Oliveira – Química

Veja aqui as fotos de alguns aprovados.