Alunos de Escolas Municipais participam da formatura do PROERD em Piraquara

Publicado em 29/05/2015 às 00:00

Nos dias 27 e 28 alunos de Escolas Municipais de Piraquara participaram da formatura do PROERD, Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, realizado pela Polícia Militar, em parceria com a Prefeitura Municipal. 700 alunos de 5º ano, que têm de 9 a 11 anos, participaram das aulas do Programa. Os policiais militares que ministram o Programa nas escolas são selecionados e preparados por educadores para realizar este trabalho. A cerimônia de formatura aconteceu em dois dias pela quantidade de alunos, com dois eventos bastante emocionantes para todos que estiveram envolvidos no projeto. Formaram-se alunos das Escolas Municipais Jomar Tesserolli, Marilda Cordeiro Salgueiro, Rudi Heinrichs, Bernhard Julg, Heinrich de Souza e Idília Alves Faria. Participou do evento foi animado a Banda PROERD, formada por policiais militares que são professores do Programa em diversas cidades.

Como conclusão do curso, os alunos escreveram uma redação sobre o Programa, e a melhor redação de cada Escola foi premiada. Os professores, que apoiaram e trabalharam para que o curso desse certo, também foram homenageados. Após as homenagens, os alunos realizaram o juramento. O soldado Guilherme (BPEC), que ministra as aulas em Piraquara, recebeu uma homenagem emocionada de alunos e professores, que agradeceram por toda sua dedicação, trabalho e por relacionar-se tão bem com as crianças. O soldado explica que "o principal objetivo do PROERD é a prevenção contra as drogas e a violência, principalmente a tomada de decisões seguras e responsáveis. Guilherme recebeu muito carinho ao final do evento.

Para o prefeito Marcus Maurício de Souza Tesserrolli, que estava presente no evento, "construir uma cidade é cuidar das pessoas e esse compromisso nós temos através de programas como o PROERD, que em parceria com a Polícia Militar, traz para as crianças valores importantes que eles vão levar para o resto da vida. Eu acho isso fundamental porque é nossa obrigação cuidar dessas crianças, elas são o futuro de Piraquara, diz".

O PROERD tem o objetivo de prevenir o uso indevido de drogas entre as crianças e jovens, melhorar o relacionamento entre os alunos e orientar sobre como ajudar os demais. Ele tem como base o Projeto americano Drug abuse Resistance Education, implantado em 1983 e que até hoje inspirou mais de 40 países. Pesquisas em todo o mundo comprovam a eficiência do PROERD, que é sempre atualizado e adequado à realidade de cada região. No Paraná, mais de um milhão e 300 mil alunos já participaram.

Em Piraquara, durante todo o ano, 1600 alunos participarão do projeto, divididos em 58 turmas. As aulas são realizadas com alunos do 5º ano, que tem em média de 9 a 11 anos, e ensinam essas crianças a reforçar a auto-estima, lidar com o relacionamento com os colegas e desenvolver a civilidade. Como material de apoio eles recebem uma apostila.

Veja aqui as fotos de uma aula do PROERD.

Fotos Formatura Proerd - 27/05/2015

Fotos Formatura Proerd - 28-05-2015

Assista aqui a reportagem especial da formatura do PROERD.