Agentes de vigilância de Piraquara recebem certificados do Curso de Segurança Patrimonial

Publicado em 09/07/2013 às 00:00

Os agentes de vigilância de Piraquara receberam na manhã desta segunda feira (08), os certificados de conclusão do Curso de Segurança Patrimonial, oferecido no último mês para os 120 vigias que atuam na vigilância dos prédios públicos do município. A entrega foi realizada no Salão Redondo da Prefeitura, e contou com a presença do Prefeito Marcus Tesserolli, o Marquinhos, do Secretário de Administração, Rafael Mazepa, instrutores do curso, e servidores.

O curso foi ministrado durante dois sábados pela empresa MBHR Segurança do Trabalho no Parque Trentino. Divididos em duas turmas, eles participam da capacitação com carga horária de 20 horas, com as seguintes disciplinas: Relações Interpessoais, Noções Elementares de Direito Penal, Técnicas Operacionais, Segurança Física das Instalações, Noções de Prevenção, Combate a Incêndio e Primeiros Socorros e Noções de Defesa Pessoal.

De acordo com o Prefeito Marquinhos, além de ser uma valorização para os servidores, o aperfeiçoamento é necessário tendo em vista a atividade que eles desempenham. “A vigilância patrimonial requer preparo e treinamento dos servidores, por isso oportunizamos o curso a eles. É uma forma de valorizar e qualificar o trabalho destes agentes que já desempenham a função há anos, e necessitam de aprimoramento e segurança para trabalhar”, destacou.

Para o agente de vigilância patrimonial Leandro Jesus Romeiro, que participou curso, o aperfeiçoamento é de grande valia para deles. “Achei bastante interessante, pois foram apresentados conteúdos que serão aproveitados por nós dentro da função que realizamos”, comentou. Ele ainda falou sobre os uniformes e os equipamentos de segurança pessoal que em breve os vigias vão contar. “Com certeza os equipamentos vão impor mais respeito aos agentes em seu local de trabalho”, finalizou.

Setor de Segurança Patrimonial

Com o objetivo de preservar e resguardar o patrimônio público municipal, a Prefeitura de Piraquara, por meio da Secretaria de Administração, implantou neste ano o novo Setor de Segurança Patrimonial. A nova estrutura presta o serviço de guarda e monitoramento dos prédios públicos, e é composta por um diretor, supervisores, fiscais de trabalho e 120 vigias. Divididos em escalas, eles atuam em 55 prédios e equipamentos públicos espalhados pela cidade. O setor conta com uma sede própria, administrativo, veículo, e em breve terá sistema de rádio HT.