Agentes da Cidadania discutem abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Publicado em 23/05/2017 às 00:00

Na quinta-feira (18) foi realizada a Formação do mês de maio dos Agentes da Cidadania no CISA Macedo. As reuniões mensais possuem temas diferentes, com o objetivo de estimular a atuação dos jovens nas mais diversas áreas da sociedade. Neste mês, o assunto foi alusivo ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, estabelecido no dia 18 de maio.

A Professora Regina Almeida, servidora da Prefeitura, foi quem conduziu a roda de conversa entre os jovens. Os agentes tiveram acesso a vídeos e outros materiais para entender a relevância da discussão. Regina ainda mostrou de que forma os agentes podem manter a atenção para prevenir esse tipo de crime e lembrou da importância do Disque Denúncia (181).

Confira as fotos

O dia 18 de maio foi estabelecido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. No dia 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Crespo, oito anos, foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado, e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos.  Como crimes similares ainda se repetem, o objetivo da data é mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. O “Caso Araceli” se mantém vivo não apenas pela busca de justiça, mas para unir e incentivar população brasileira a se manifestar contra esse tipo de violência.

Saiba mais sobre a data

Agentes da Cidadania

O programa Agentes da Cidadania é oferecido pelo Governo do Estado e operacionalizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social. O grupo é composto por jovens estudantes com idade entre 14 e 18 anos, participantes das atividades oferecidas nos CRAS, CISAs, Centro da Juventude e demais equipamentos da Assistência Social. Os agentes desenvolvem projetos com temas variados sobre arte, esporte, cultura e lazer, acompanhados por uma equipe multiprofissional.