Notícia

Agentes Comunitários de Saúde participaram de aprimoramento sobre tuberculose

Publicado em 17/04/2017 às 00:00

Na última terça feira (11) os Agentes Comunitários de Saúde de Piraquara participaram de um aprimoramento sobre tuberculose, no Teatro Municipal Heloína Ribeiro de Souza. A formação foi ministrada pelo médico sanitarista, Mauro Barroso, Coordenador da Tuberculose da 2ª Regional de Saúde.

Foram abordadas informações técnicas sobre a tuberculose, a situação da doença no mundo, no país e no próprio município. “A ideia é orientar os agentes, que são profissionais que estabelecem contato diário com a população, e mostrar a importância deles no tratamento e na identificação dos sintomáticos”, ressaltou o Dr Mauro.

O evento foi organizado pelo Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA e também contou com a participação de enfermeiros e técnicos de enfermagem da rede municipal de saúde.

Confira as fotos

Importância do diagnóstico precoce

Desde o início do mês, todas as unidades de saúde de Piraquara passaram a ofertar o teste rápido molecular para detecção de tuberculose. O exame, considerado mais rápido e eficaz, possibilita o diagnóstico precoce da doença. O procedimento foi implantado no município por meio de uma parceria com a Secretaria de Saúde do Paraná.

A disponibilização do exame em todas as 11 unidades de saúde de Piraquara também visa à diminuição da incidência da doença no município. O procedimento é simples e o resultado sai em até uma semana. Ele é indicado para pessoas que estão com tosse há mais de três semanas, febre e suor noturnos e emagrecimento precoce.       

De acordo com o Ministério da Saúde a tuberculose é 4ª doença infecciosa que mais mata no Brasil, com 69.245 casos no último ano.

A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões. Anualmente, são notificados cerca de 10 milhões de novos casos em todo o mundo, levando mais de um milhão de pessoas a óbito. O surgimento da Aids e o aparecimento de focos de tuberculose resistente aos medicamentos agravam ainda mais esse cenário.

No Brasil, a tuberculose é um sério problema da saúde pública, com profundas raízes sociais. A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem 4,5 mil mortes em decorrência da doença. A tuberculose tem cura e o tratamento é gratuito e disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde. (Fonte Ministério da Saúde)