Acadêmicos da UFPR realizam monitoramento de pacientes com síndrome respiratória e doenças crônicas

Publicado em 02/07/2020 às 00:00

A Prefeitura de Piraquara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), da Universidade Federal do Paraná - UFPR, intensificou no período da pandemia do novo coronavírus, o monitoramento dos pacientes diagnosticados com síndromes respiratórias e daqueles que possuem doenças crônicas.

O acompanhamento é realizado por telefone, pelos acadêmicos que trabalham de forma remota, para os sintomáticos respiratórios que procuraram atendimento nas Unidades Básicas de Saúde do município e na Unidade de Pronto Atendimento - UPA 24h. Além disso, cerca de 3 mil pacientes que possuem doenças crônicas como hipertensão ou diabetes estão recebendo o telemonitoramento, neste período em que não estão sendo realizadas os atividades em grupo e consultas eletivas nas unidades.

Se identificado a intensificação dos sintomas, eles serão direcionados para o serviço de referência para orientações ou agendamento de novo atendimento presencial, seja ele domiciliar ou nas unidades de saúde.

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE (PET-SAÚDE)

O Programa busca promover e qualificar a integração entre ensino-serviço-comunidade envolvendo estudantes de graduação, docentes e profissionais de saúde para o desenvolvimento de atividades na rede de serviços de saúde. O grupo realiza ações desde 2019, no município de Piraquara. As atividades e intervenções neste cenário ocorreram de forma conjunta, estruturada e interprofissional, envolvendo a participação de alunos, preceptores e tutores dos cursos de Educação Física, Medicina e Odontologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), conforme as demandas de saúde do território coberto pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) no município.

PARTICIPANTES DO PROGRAMA PET- SAÚDE EM PIRAQUARA:

Professores da UFPR

Prof.ª Dra Marilene da Cruz Magalhães Buffon