A Secretaria Municipal de Saúde de Piraquara alerta para o aumento dos casos de Covid-19

Publicado em 27/11/2020 às 00:00

A Secretaria Municipal de Saúde faz um alerta para o aumento expressivo de casos de Covid-19 em Piraquara e no Paraná. Desde o início da pandemia, o município manteve todos os serviços da saúde abertos e reorganizou o fluxo de atendimento para os pacientes com sintomas respiratórios nas Unidades Básicas de Saúde e na UPA 24h. O aumento de casos das últimas semanas também impactou na demanda por atendimento e exige que a população reforce as medidas de prevenção ao novo coronavírus.

Desde abril, foi ampliado o número de médicos na UPA 24h em razão da demanda ocasionada pela Covid-19. Todos os exames Rt-PCR do município são coletados, notificados e enviados ao Laboratório do Estado pela unidade. Os pacientes que necessitam de internação são mantidos na UPA, medicados e assistidos até que a Central de Leitos do Estado libere o leito de internamento. Desde o início da pandemia, a equipe tem garantido o atendimento e aprimorou o fluxo interno para preservar os pacientes sem sintomas respiratórios.

A Secretaria Municipal de Saúde também disponibiliza o atendimento por meio dos telefones 3590-3722 e 99259-5795 para que a população tire dúvidas antes de procurar alguma unidade.

AUMENTO EXPRESSIVO DE CASOS

No mês de novembro, a UPA 24h saltou de uma média de 190 para 250 atendimento por dia, desse quantitativo, 48% são com sintomas respiratórios. Do dia 01 a 24 de novembro foram coletados na unidade 1871 exames para Covid-19. Esse aumento expressivo exige que a população redobre os cuidados preventivos.

FISCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO

As ações de fiscalização e orientação serão intensificadas durante esse período de aumento de casos para conter a disseminação do vírus. Denúncias de locais que descumpram as medidas de prevenção do novo coronavírus podem ser feitas por meio do WhatsApp (41) 98896-6194.

FAÇA SUA PARTE:

Use máscara de proteção, cobrindo o nariz e a boca;

Mantenha distância de no mínimo, 1,5 m das demais pessoas;

Lave frequentemente as mãos com água e sabão;

Use álcool em gel 70% para higienização;

Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos sujas;

No comércio, respeite as marcações e o distanciamento;

Evite aglomerações.

Os sintomas são similares a uma gripe, como febre, tosse seca e cansaço. Em caso de dúvidas, antes de procurar as Unidades de Saúde ou UPA 24h, ligue para os telefones: (41) 3590-3722 ou (41)99259-5795 WhatsApp.