Notícia

A Relação das Árvores e da Água

Publicado em 16/03/2021 às 00:00

As árvores são fundamentais para nós, os seres humanos, e para os animais, pois além de deixarem o ambiente esteticamente mais bonito, adicionando cor à paisagem urbana anulando a monotonia dos pavimentos e alvenarias, ornamentando a cidade, deixando-a mais atrativa e aconchegante.

Além disso, servem de abrigo para diversas espécies de animais, propiciando uma variedade maior de espécies, consequentemente, influenciando positivamente para um maior equilíbrio das cadeias alimentares e redução de pragas e agentes vetores de doenças; Elas ainda auxiliam na purificação do ar, devido à fixação de poeira e gases tóxicos e pela reciclagem de gases através da fotossíntese, melhoram o microclima: devido à retenção de umidade do solo e do ar pela geração de sombra e evitando que os raios solares incidam diretamente sobre as pessoas reduzindo a sensação térmica; São barreiras naturais, pois reduzem a velocidade do vento e amortecem os ruídos; São uma das principais “Produtoras de água”, pois auxiliam na infiltração da água no solo provocando evaporação mais lenta e maior recarga dos lençóis freáticos.   

Quando a água da chuva cai sobre uma mata, ela segue dois caminhos: volta para a atmosfera por evapotranspiração ou atinge o solo, através da folhagem ou do tronco das árvores. De toda a água que chega ao solo, uma parte pode seguir para cursos d’água ou reservatórios de superfície, alimentando assim as nascentes. Quando ocorre o desmatamento de árvores perto das nascentes de rios, não há recarga de água. Por isso, preservar as matas ciliares e os mananciais é uma parte muito importante para a segurança hídrica para o abastecimento público. 

Sem a cobertura das plantas o solo sofre com as ações do vento e da chuva, o que transporta terra para os rios. Pelo processo conhecido como erosão a terra e detritos se acumulam no leito dos rios, reduzindo sua profundidade com um processo chamado de assoreamento, aumentando o risco de enchentes. Além disso, sem as raízes das plantas, que estruturam o solo, há maior risco de deslizamento.

Dicas de Vídeos:

https://www.youtube.com/watch?v=DxvHMilNM_Q

https://www.youtube.com/watch?v=hzmBqz6oFM8

 

O texto foi elaborado pela equipe do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a ação é alusiva ao Dia Mundial das Florestas, comemorado no dia 21 de março e ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. O objetivo é proporcionar a reflexão sobre temas importante para a atualidade, que possam contribuir com a mudança de hábitos da população e que impactam diretamente no cotidiano das cidades.