Notícia

Ação Educativa marca o Dia D de combate à dengue em Piraquara

Publicado em 25/11/2013 às 00:00

O último sábado (23) foi o Dia D de combate à dengue, uma campanha realizada em todo o território nacional. Em Piraquara, a ação foi educativa, com a orientação e entrega de material informativo no calçadão do Centro. O município não é endêmico, porém a prevenção à dengue deve ser permanente.

 

Saiba mais

 

O que é dengue

O dengue é uma doença infecciosa causada por um arbovírus (existem quatro tipos diferentes de vírus do dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4), que ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.

O dengue clássico se inicia de maneira súbita e podem ocorrer febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores nas costas. Às vezes aparecem manchas vermelhas no corpo. A febre dura cerca de cinco dias com melhora progressiva dos sintomas em 10 dias. Em alguns poucos pacientes podem ocorrer hemorragias discretas na boca, na urina ou no nariz. Raramente há complicações.

 

Como evitar a dengue

Geralmente as larvas são encontradas em vasos e pratos de plantas, latas, garrafas, pneus, e embalagens em geral jogadas no pátio, calhas e ralos sujeitas à retenção da água da chuva, além de utensílios utilizados para armazenamento de água para consumo doméstico, animal, lazer e outros. Então, para evitar a proliferação do mosquito vetor é necessário: retirar os pratos dos vasos de plantas ou enchê-los até a borda com areia; eliminar todos os materiais que não tem serventia do pátio; colocar telas milimétricas (malha de 1mm entre nós) nos ralos; fazer limpeza semanal das calhas e manter bem vedados os recipientes com armazenamento de água para consumo. Portanto, na ocorrência de chuvas, intensifique os cuidados para evitar o acúmulo de água nestes recipientes.

 

Veja aqui as fotos da ação de sábado.