Ações orientam a prevenção da dengue

Publicado em 25/06/2013 às 00:00

Na última semana a Prefeitura Municipal de Piraquara, através da Secretaria de Saúde, realizou ações de orientação para a prevenção da dengue. O trabalho educativo de palestras aconteceu em um lar para idosos e em uma empresa, na região do Guarituba. Além destas ações e campanhas realizadas periodicamente, existe em Piraquara uma equipe de Agentes de Inspeção Ambiental que realiza a pesquisa do mosquito transmissor da dengue e elimina os depósitos de água limpa parada. A pesquisa é feita três vezes por ano em 10% dos domicílios e em todos os pontos estratégicos do município como por exemplo borracharias, cemitérios, depósitos de lixo, entre outros.

Mas além do trabalho da Prefeitura, é importante a participação e a colaboração da população, pois a prevenção da dengue tem que se tornar uma rotina diária. É muito importante sempre estar atendo a possíveis acúmulos de água e possíveis focos porque os ovos do mosquito da dengue, mesmo em ambiente seco, continuam vivos por até um ano. A melhor maneira de prevenir a dengue é impedir a reprodução do mosquito, que procura água limpa acumulada em recipientes como pneus, latas, garrafas plásticas, vasos de planta, caixas de água destampadas, piscinas não tratadas, entre outros, para colocar seus ovos. A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado com o vírus. Esse mosquito costuma picar durante o dia, principalmente no início da manhã e no final da tarde. Os sintomas da dengue são febre, dor de cabeça, dor no corpo e dor por trás dos olhos, podendo apresentar também dor nas juntas e manchas vermelhas na pele.

Fique atento

Guarde as garrafas de vidro sempre viradas para baixo.

Coloque o lixo (potes, latas, copos, garrafas pet) em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada. Não jogue lixo em terreno baldio.

Os pratinhos dos vasos de plantas devem estar completamente cheios de areia ou com pó de café coado.

Entregue os pneus ao serviço de limpeza urbana. Caso realmente precise mantê-los, guarde-os em local coberto.

Remova folhas, galhos e tudo o que possa impedir a água da chuva de correr pelas calhas.

Mantenha a caixa de água fechada com tampa adequada, sem rachaduras, frestas ou desníveis. Feche com tela a abertura da saída do excesso de água (ladrão).

Mantenha o poço sempre bem fechado. Tampe todas as frestas e buracos.

A pessoa que apresentar qualquer sintoma característico de dengue deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima. Caso saiba de algum criadouro, local de água limpa e parada, que favoreça o desenvolvimento de larvas do mosquito, entre em contato com a equipe da dengue: smspqa@pr.gov.br/ 3673-8703