Ações integradas visam o reforço da segurança nas Escolas e CMEIs de Piraquara

Publicado em 11/04/2023 às 00:00

Nesta segunda-feira, dia 10 de abril, foi realizada uma reunião na Prefeitura de Piraquara para discutir de forma integrada medidas de prevenção e segurança nas instituições de ensino de Piraquara. Participaram representantes da comunidade escolar, Polícia Militar, Polícia Civil, vereadores e gestores de diferentes secretarias municipais, além do Prefeito de Piraquara, Josimar Fróes.

Na ocasião, foram definidas medidas de curto, médio e longo prazo:

- A Polícia Militar reforçou que estão atentos a qualquer situação e que a comunidade deve informar todo fato estranho que perceber na cidade;

- A Prefeitura de Piraquara fará o estudo para contratar o botão do pânico e instalações de câmeras nas instituições;

- Grades para separar o atendimento ao público das salas de aula;

- Já está em execução a ampliação da altura de muros e a instalação de concertina em seis instituições e gradativamente a medida será ampliada para as demais;

- Portão eletrônico nas escolas que ainda não possuem;

- As escolas e CMEIs foram orientadas para reforçar os protocolos e cuidados já existentes com as crianças;

- O acesso a todas as instituições sempre foi e segue restrito;

- Haverá uma reunião na quinta-feira dia 13 de abril com todos os diretores e secretários escolares para orientações de segurança com a presença de autoridades de segurança pública, entre outras.

CUIDADO COM A DISSEMINAÇÃO DE NOTÍCIAS FALSAS

Na reunião, também foi feito um alerta sobre o cuidado com a disseminação de notícias falsas, que infelizmente tem ocorrido em todo o país. A orientação é para que as pessoas chequem as informações, procurem responsáveis pelas instituições de ensino e a própria Polícia Militar, antes de repassar qualquer alarde. A PM informou que toda denúncia é checada, assim como a origem de propagação das informações.

MEDIDAS CONTRA AGRESSOR ATIVO

A Polícia Militar disponibilizou material digital com medidas contra agressor ativo, que está sendo compartilhado com a comunidade escolar, instituição de ensino e população em geral.

PARTICIPAÇÕES

Participaram da reunião vereadores, secretários municipais, pais de diferentes regiões do município, o Comandante da 1ª Cia do 29º Batalhão da Polícia Militar, Capitão Antonio, a Capitão Marília, do Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária, além do Delegado de Piraquara, Dr. Ronaldo. A partir da reunião, foi criada uma comissão para estar acompanhando a implementação das ações discutidas.