9º Encontro Municipal do Aleitamento materno acontece em Piraquara

Publicado em 28/08/2014 às 00:00

Nesta quinta (28) aconteceu em Piraquara o 9º Encontro Municipal de Aleitamento Materno, onde foram apresentadas todas as atividades realizadas pelas Unidades de Saúde durante a Semana Mundial de Aleitamento Materno, premiação e palestra. Como orientação, a equipe que trabalha com as gestantes e mães em fase de amamentação ouviu a palestra de Maria Celestina Bonzanini Graziottin, com o tema Aconselhamento no aleitamento materno para profissionais de saúde. A palestrante falou sobre os cuidados que a mulher precisa ter quando está amamentando, da importância de levar apoio não somente à mulher, mas também à família, que influencia muito neste momento de amamentação, e da forma de tratamento com essas mulheres.

Após a apresentação das atividades realizadas pelas Unidades, aconteceu a premiação. O primeiro lugar ficou para a US Flávio Cini (Jardim Primavera), o segundo para a US James Ribas Martins (São Cristóvã) e o terceiro para a US Elfride Miguel (Guaritubinha).

Semana Mundial de Aleitamento Materno

A Semana Mundial de Aleitamento Materno faz parte de uma história mundial focada na Sobrevivência, Proteção e Desenvolvimento da Criança.

Desde sua criação em 1948 que a Organização Mundial de Saúde tem entre suas ações aquelas voltadas a saúde da criança, devido a grande preocupação com a mortalidade infantil. Em 1990, de um encontro organizado pela OMS e UNICEF resultou um documento adotado por organizações governamentais e não governamentais, assim como, por defensores da amamentação de vários países, entre eles o Brasil.

O documento chamado “Declaração de Innocenti” apresentou quatro objetivos operacionais:
• Estabelecer um comitê nacional de coordenação da amamentação;

• Implementar os "10 passos para o sucesso da amamentação" em todas as maternidades;

• Implementar o Código Internacional de Comercialização dos Substitutos do Leite Materno e todas as resoluções relevantes da Assembléia Mundial de Saúde;

• Adotar legislação que proteja a mulher que amamenta no trabalho.

A Semana Mundial é considerada como veículo para promoção da amamentação. Ocorre em 120 Países e é oficialmente na primeira semana de agosto. No Brasil, o Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno desde 1999. Sendo responsável pela adaptação do tema para o nosso País e elaboração e distribuição de cartaz e folder. Tem o apoio de Organismos Internacionais, Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais, Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, Hospitais Amigos da Criança, Sociedades de Classe e ONGs.

A Organização Mundial da Saúde defende que o aleitamento materno é a melhor forma de fornecer ao recém-nascido os nutrientes necessários. A orientação é que o bebê receba exclusivamente o leite materno até os 6 meses e, depois disso, ele seja associado a outros alimentos até que a criança complete 2 anos ou mais.

A nutrição e o carinho nos primeiros anos de vida são cruciais para uma boa saúde e para o bem-estar ao longo da vida. Na infância, nenhum presente é mais precioso do que o aleitamento materno.

A cada ano se escolhe um tema para a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Esta semana é uma oportunidade para divulgar o aleitamento materno dentro do Município.

O Tema deste ano é: “Amamentação- Um ganho para toda a vida”

Esse tema tem como objetivos:

1. Para informar as pessoas sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs) e como eles se relacionam com Aleitamento Materno e Alimentação de Lactentes e Crianças de Primeira Infância.
  2.  Para mostrar o progresso feito até o momento e as lacunas importantes em Aleitamento Materno e Alimentação de Lactentes e Crianças de Primeira Infância.
  3. Para chamar atenção para a importância de intensificar as ações para proteger, promover e apoiar o aleitamento materno como uma intervenção fundamental na contagem regressiva dos Objetivos de desenvolvimento do Milênio (ODMs), e após 2015.

Para estimular o interesse entre os jovens de ambos os sexos para ver a relevância do aleitamento materno no mundo de hoje.

Veja aqui as fotos do evento.

Veja as fotos dos eventos nas Unidades de Saúde.

Eventos 1

Eventos 2

Assista esta edição do Vida Saudável, com o tema amamentação.