50 anos do BPGd será comemorado com grande evento em Piraquara

Publicado em 04/11/2014 às 00:00

No próximo sábado, dia 08 de novembro, o Batalhão de Polícia de Guarda vai comemorar seus 50 anos de serviços prestados à população. O batalhão que é responsável pela segurança dos estabelecimentos penais, além do policiamento ostensivo em Piraquara, programou uma ampla programação para envolver toda a comunidade.

Serão desenvolvidas ações de recreação para as crianças, atividades para os jovens, apresentações musicais, cabine de fotografia, exposição de diversos serviços da Polícia Militar do Paraná, além de um desfile militar. A comemoração vai ocorrer na Avenida Getúlio Vargas, das 09h às 16h. O evento é organizado pelo BPGd com a parceria da Prefeitura de Piraquara.

Comemorações

As comemorações do BPGd tiveram início na última semana, com a realização de atividades em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Policiais militares desenvolvem palestras sobre o uso do telefone de emergência 190, e educação no trânsito, além de blitz educativas com os alunos. Confira as fotos na Escola Municipal Marilda Cordeiro Salgueiro, no Guarituba.

História

A História do Batalhão de Polícia de Guarda se confunde com a história do Sistema Prisional Paranaense.

Em 1821, ainda durante o Império Português, os presos foram transferidos e alojados nas instalações de um antigo asilo para pessoas dementes, nessa ocasião, a guarda dos presos ocupou as instalações de um hospital maternidade, que fora desativado.

Os sentenciados da Justiça, quando o Paraná integrava a Província de São Paulo, cumpriam suas penas em instalações existentes no próprio aquartelamento do então Corpo Policial.

Primeira denominação:

A guarda, então, passou a denominar-se Destacamento da Milícia Estadual, que tinha por encargo a Manutenção da Segurança e Vigilância da População Carcerária.

A Unidade, portanto, não sofreu significativas mudanças históricas, exceto quanto ao efetivo do contingente, que foi sendo ampliado, dado ao constante aumento da população carcerária.

Segunda denominação:

Em 27 Out 1964, da história recente, o Governo do Estado do Paraná, baixou o Decreto nº 16.316, criando o Corpo de Polícia de Estabelecimentos Penais (CPEP).

Finalmente BPGd:

Em função da Reorganização das Polícias Militares do Brasil, através da Inspetoria Geral das Polícias Militares (IGPM), o Governo do Estado baixou a Lei de Organização Básica da Polícia Militar (LOB/PMPR) nº 6.774, de 08 Jan 76. Com essa Lei, a Unidade CPEP passou a denominar-se Batalhão de Polícia de Guarda – BPGd.

(Fonte: Polícia Militar do Paraná)

BPGd em Piraquara

O BPGd se instalou em Piraquara no ano de 2012, onde assumiu o policiamento de área no município, ampliou o policiamento ostensivo da 1° companhia, criou a Rotam e um Grupo de Inteligência, e ainda realiza o policiamento penitenciário, operações em presídios, além da escolta custodiada para todo o país.