341 famílias de Piraquara são beneficiadas com a casa própria

Publicado em 15/09/2015 às 00:00

O dia 14 de setembro ficará marcado para 341 famílias de Piraquara. Nesta segunda feira elas receberam as chaves da casa própria, do Residencial Vista da Serra, na Vila Fuck. O empreendimento é fruto da parceria entre a Prefeitura, Caixa Econômica Federal e o Governo do Paraná, em um investimento total de R$ 22.847.000,00.

As chaves foram entregues pelo Prefeito, Marcus Tesserolli, o Marquinhos, a Presidente da Caixa, Mirian Belchior, e o Governador, Beto Richa. A cerimônia foi marcada pela emoção e alegria das pessoas beneficiadas, que a partir de agora contam com uma moradia digna para acolherem seus familiares.

O Prefeito Marquinhos abriu a solenidade destacando o apoio dos governos federal e estadual para viabilizar o empreendimento. “Sempre procuramos estabelecer parcerias com quem acredita em Piraquara. A entrega de hoje é fruto de mais uma parceria que vai mudar consideravelmente a vida de todas essas famílias”, destacou.

O Governador Beto Richa ressaltou a participação do estado na construção do empreendimento, além de outras parcerias com a Prefeitura de Piraquara. “Cada vez que entregamos moradias populares, testemunhamos a grande importância da conquista para essas famílias. Também estamos investindo na educação, saúde e infraestrutura para ajudar no desenvolvimento econômico e social desse grande município”, ressaltou.

A Presidenta da CEF, Mirian Belchior, falou dos investimentos do Governo Federal em habitação por meio do Programa Minha Casa Minha Vida e os benefícios para as famílias contempladas.“As moradias entregues hoje tiveram um custo de R$ 67 mil cada, sendo R$ 64 mil custeados pela Caixa Econômica Federal. É um investimento que reflete na vida dessas famílias que gastam de R$ 500 a R$ 600 de aluguel e agora terão prestações que variam de R$ 50 a no máximo R$ 80”, explicou.

Para a moradora Joana D'Arc a conquista da casa própria é sinônimo de segurança e melhoria de vida para a família. “É o meu amparo agora. É uma garantia, pois esperava por uma casa há vários anos. E quando Deus achar que a minha missão na terra foi cumprida os meus filhos ficarão amparados”, comemorou.

A cerimônia contou com a presença de centenas de pessoas, além da Senadora da República, Gleisi Hoffmann, Presidente da Cohapar, Aberlardo Lupion, Presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, o Secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior, secretários e vereadores do município, entre outras autoridades.

CONFIRA AS FOTOS

Residencial Vista da Serra

O Residencial Vista da Serra foi construído em uma área de 108.149,79 m² no bairro Vila Fuck. O empreendimento contempla famílias realocadas de áreas de risco, preservação ambiental permanente, idosos, pessoas com necessidades especiais e do Cadastro Municipal de Habitação de Interesse Social. Todas com renda familiar de até R$ 1,6 mil.

O Residencial conta com 341 unidades (Foto: Bruno Oliveira)

O empreendimento é composto por 341 casas distribuídas em lotes de aproximadamente 137 m², com área privativa de 45 m², divididos em dois quartos, área de circulação, sala, banheiros, cozinha e área de serviço externa, com piso cerâmico em todos os ambientes. Todas as unidades possuem equipamentos para a captação de energia solar, o que vai possibilitar economia com energia elétrica.

O local possui infraestrutura completa, com pavimentação, redes de água e esgotamento sanitário, drenagem e energia elétrica.

A Prefeitura de Piraquara foi responsável pela elaboração do Cadastro Municipal de Habitação de Interesse Social, encaminhamento dos processos para a avaliação socioeconômica da Caixa Econômica Federal, realização do sorteio das famílias beneficiadas, intermediou a assinatura do contrato entre as partes, realizou a vistoria e liberação do empreendimento, implantou iluminação pública e executou a sinalização de trânsito e numeração predial das casas.

Após a entrega o município ainda fará o acompanhamento social durante 12 meses e auxiliará na organização do residencial, por meio de encontros e avaliações das necessidades do local, com ações de promoção a saúde e assistência social para as famílias. A prefeitura também já iniciou a construção de nova Unidade de Saúde no bairro para atender a demanda e vai asfaltar as ruas Francisco José de Souza e Francisco Sibrissia que são acessos principais ao residencial.