3ª Feira de Educação Ambiental encerrou as atividades do Dia da Árvore em Piraquara

Publicado em 28/09/2015 às 00:00

Foi realizada no último sábado (26) a 3ª Feira de Educação Ambiental de Piraquara. A ação organizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo encerrou as atividades programadas em alusão ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro. A feira ocorreu durante todo o dia no calçadão da Avenida Getúlio Vargas, no Centro.

Uma ampla estrutura com tendas e barracas foi montada para receber a população. Foram desenvolvidas ações de recreação, educação ambiental, divulgados os serviços da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo e da Sanepar, distribuídas centenas de mudas de temperos, arbóreas, chás e flores, expostos materiais reciclados e reaproveitados no Horto Municipal, entre outras atividades.

Coleta de lixo eletrônico e óleo de cozinha

Mais uma vez foram recolhidos aproximadamente 300 quilos de resíduos eletrônicos, entre celulares, televisores, computadores e outros aparelhos velhos que agora serão reciclados. A empresa responsável pela destinação do material ainda sorteou um computador recuperado para os participantes da ação.

Também foram recolhidos 66 litros de óleo de cozinha usado que também serão encaminhados para reciclagem.

Feira de Adoção de Animais

A Feira de Adoção com a participação das protetoras de animais do município foi bastante movimentada. Foram realizadas orientações sobre os problemas causados em virtude do abandono de animais, divulgado o Projeto de Castração e adotados sete cachorros, cedidos a partir da assinatura de um termo de compromisso dos novos proprietários.

Confira as fotos da feira

Dia da Árvore

A Prefeitura de Piraquara realizou uma programação especial durante a última semana em alusão ao Dia da Árvore, que é comemorado em 21 de setembro. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo realizou o plantio de árvores e paisagismo no Parque das Águas e na Praça Saudade no Jardim Esmeralda, arborização da Rua Frei Nicodemos, plantio de Pinheiro do Paraná no Horto Municipal, arborização e paisagismo no Conjunto Habitacional Madre Tereza de Calcutá no Guarituba em parceria com a Cohapar e a Feira de Educação Ambiental.

Plantio de arvores na Rua Frei Nicodemos (Foto: Bruno Oliveira)

De acordo com o Secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Leverci Silveira Filho, a ação faz parte do calendário de campanhas realizadas durante o ano para envolver e sensibilizar a população no cuidado com a cidade. “A gente quer que a população se sinta segura, que conheça os serviços oferecidos pela prefeitura na questão do descarte adequado de resíduos, controle animal, entre outras atividades relacionadas ao meio ambiente. Também esperamos sensibilizar e envolver a comunidade para que nos ajude a cuidar de Piraquara”, enfatizou.