22 de março - Dia Mundial da Água

Publicado em 19/03/2021 às 00:00

Não importa quem somos, o que fazemos ou onde vivemos, nós sempre dependemos dela para viver e sobreviver. Sua presença ou ausência escreve a história, cria culturas e hábitos, determina a ocupação de territórios, extingue e dá vida às espécies, determina o futuro de gerações. No entanto, por maior que seja a importância da água, as pessoas continuam poluindo os rios e suas nascentes, esquecendo o quanto ela é essencial para nossas vidas.

De acordo com o relatório da ONU (2020) até 2050, entre 3,5 bilhões e 4,5 bilhões de pessoas no mundo terão dificuldades de acesso à água potável, devido à poluição e contaminação por patógenos (organismos que são capazes de causar doença em um hospedeiro) dos corpos hídricos.

As principais causas são o desmatamento e a impermeabilização do solo porque reduzem a infiltração e aumentam o escoamento, e consequentemente, o assoreamento de rios, lagos, córregos, etc. O lançamento de esgoto e o descarte inadequado do lixo a céu aberto. Sendo importante considerar que, em uma bacia hidrográfica, tudo o que é gerado em sua área de abrangência é escoado para o leito do seu rio correspondente. Dessa forma, o aumento da poluição no espaço das cidades gera uma maior carga de poluentes para o leito dos rios e para o lençol freático.

Que tal mudarmos alguns hábitos? Seja consciente!

• Certifique-se que sua rede de esgoto seja ligada a da Sanepar ou a uma fossa séptica;
  • Em hipótese alguma jogue o óleo de cozinha usado na pia, ralo, no quintal, valeta, etc.
  • Use a vassoura antes de lavar a calçada, nunca utilize a mangueira para “varrer” a sujeira;
  • Quando for lavar a roupa junte todas as roupas e as lave de uma só vez. Aproveite a água de enxágue da máquina para lavar a calçada, tapetes e calçados;
  • Descargas com válvulas na parede consomem 26 litros de água por vez. Prefira caixas acopladas ao vaso sanitário, que usam 6 litros de água por descarga;
  • Utilize baldes, e não a mangueira, para lavar seu carro. Seu carro fica limpo e a economia é de cerca de 300 litros de água;
  • Quando viajar, feche o registro do cavalete de entrada de água, evitando desperdícios e vazamentos;
  • Está pingando? Os vazamentos, torneira ou chuveiro pingando e descargas desreguladas são os maiores vilões no desperdício de água.

O texto foi elaborado pela equipe do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a ação é alusiva ao Dia Mundial das Florestas, comemorado no dia 21 de março e ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. O objetivo é proporcionar a reflexão sobre temas importante para a atualidade, que possam contribuir com a mudança de hábitos da população e que impactam diretamente no cotidiano das cidades.

SERVIÇO

A Prefeitura Municipal de Piraquara junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente trazem orientações para um ecossistema de vida melhor, mais saudável e longínquo.

Ligue: (41) 3590-3505 - Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Vídeos explicativos: