2ª Pedalada Internacional da Natureza acontece nas paisagens de Piraquara

Publicado em 02/12/2013 às 00:00

Clima agradável para pedalar, belas paisagens, bom humor, força de vontade e muitas fotos. Foi assim a manhã deste domingo (01) em Piraquara, com a 2ª Pedalada Internacional da Natureza. O ponto de saída e chegada foi o Parque Trentino, na Colônia Santa Maria do Novo Tirol e o objetivo da Pedalada foi a contemplação da natureza, não a competição. A pedalada teve um percurso de aproximadamente 30 km no Circuito Nascentes do Rio Iguaçu, passando por estradas rurais na Colônia, pela Barragem Piraquara II, pelo Centro de Educação Ambiental Mananciais da Serra (CEAM) e por trilhas em meio à rica natureza. O trajeto contou com pontos de apoio e controle da passagem dos participantes, que após completar o caminho tiveram a opção de almoçar no Parque Trentino.

A Pedalada foi uma promoção do Instituto Emater, com organização e coordenação da Prefeitura Municipal, através do Departamento de Turismo da secretaria de Desenvolvimento Econômico, e apoio da Sanepar, Circolo Trentino, Associação Trento Transforma e do Rotary Club de Piraquara. Mais de 160 ciclistas de Piraquara, Pinhais, Curitiba, Colombo, São José dos Pinhais, Morretes e Quatro Barras participaram do evento, incluindo adultos e crianças.

Miqueas Lopes de Matos, de Pinhais, participou de duas etapas do Projeto Pedalando e Conhecendo Piraquara, e neste fim de semana esteve na Pedalada Internacional. “Essa iniciativa é fantástica, é super interessante a Prefeitura estar engajado no ciclismo, o ciclista descobre a região e tem o apoio no evento”, diz o visitante. E recomenda o passeio: “recomendo visitar o lugar não só nos dias dos eventos, mas o passeio no Caminho Trentino é maravilhoso, pelo verde e pelas pessoas que moram no local”. Outra participante do município vizinho foi Angela Enriconi, que veio pela primeira vez a um evento de ciclismo em Piraquara. “Normalmente eu faço estes caminhos com meu marido, mas somente nós dois. Estou achando muito legal essa programação da Prefeitura de Piraquara, teve Caiacada, Caminhada e agora Pedalada. Estamos conhecendo pessoas e lugares e estão todos de parabéns, com certeza recomendo para quem não conhece a região”, diz animada.

De Curitiba também houve participantes. Vânia Ribeiro da Silva veio com o filho. “Já participei da Caminhada na última semana e hoje voltei. Acho muito legal, é um programa bem estruturado, contamos com ambulância, carro de apoio, segurança, fico muito à vontade para vir com meu filho”, diz. Para ela, o evento é bom para a saúde e “a gente está em contato com a natureza, recomendo para quem não conhece, é muito bacana”, complementa a participante.

No próximo ano, a programação turística continua a todo vapor em Piraquara.

Veja aqui o álbum da Pedalada, com todas as fotos.

Assista aqui o vídeo especial da Pedalada.