16ª Festa Trentina celebrou a tradição italiana em Piraquara

Publicado em 22/05/2017 às 00:00

Neste domingo (21) ocorreu em Piraquara a 16ª Festa Trentina. O evento celebrou a tradição da cultura italiana mantida na região e reuniu visitantes de diferentes municípios. Nem mesmo o mau tempo afastou o público, que aproveitou a gastronomia típica e as atrações durante todo o dia na Colônia Santa Maria do Novo Tirol.

Todos os anos, a comunidade de Piraquara se reúne para celebrar o pioneirismo das 59 famílias oriundas da Província de Trento, que constituíram a Colônia Santa Maria do Novo Tirol há 139 anos, e aqui mantêm viva a cultura italiana até hoje. A festa faz parte do calendário oficial do município.

A festa teve início às 11h com a tradicional missa em homenagem a Nossa Senhora da Assunção. Em seguida foi servido o almoço com o prato típico trentino com fatias de queijo frescal assadas na pedra, polenta, risoto de frango caipira, frango frito ao molho e saladas verdes, de sobremesa foi servido sagu de vinho com creme de baunilha.

Durante a tarde também ocorreu a apresentação do grupo de dança Primo Amore, com clássicos da música italiana. O grupo de tradição gaucha Estância dos Pinheirais também se apresentou para o público presente.

Além de fortalecer a tradição Trentina existente na região, a festa movimenta os produtores locais, que são os encarregados pela produção de grande parte dos alimentos consumidos no evento. “É uma festa típica que homenageia os italianos que escolheram Piraquara para viver e ainda incentiva o turismo em nosso município”, destacou o Prefeito Marcus Tesserolli, o Marquinhos.

CONFIRA AS FOTOS

História

A Colônia Santa Maria do Novo Tirol foi fundada em 1878, quando 59 famílias oriundas da Província de Trento, na Itália, chegaram a Piraquara. Além dos costumes, sabores e tradições da sua terra natal, os trentinos trouxeram com eles a imagem de Nossa Senhora da Assunção, atual padroeira da Igreja da Colônia. Em 2009 a imagem foi enviada para Itália onde foi restaurada, e após dois anos retornou ao município. A Festa Trentina, que acontece todo ano na comunidade vem celebrar o pioneirismo daquelas famílias e a união entre elas.

Curiosidade

Em 2009 Piraquara teve projeção internacional ao firmar o tratado de Gemellaggio ou Acordo de Cooperação Técnica de Fraternidade, com os Municípios do Valle del Primiero (Trento – Itália). O tratado de cidades-irmãs tem como base o princípio de cooperação mútua entre as cidades, contando essencialmente com o apoio e intervenção das associações “Trentini Nel Mondo”, de Trento, Itália e o Circolo Trentino di Curitiba. Os municípios do Valle del Primiero que fazem parte do gemellaggio são Fiera di Primiero, Canal San Bovo, Imer, Mezzano, Siror, Tonadico, Transacqua e Sagron.

Em 2015 Piraquara recebeu a visita da Comitiva Oficial da Província Autônoma di Trento. Os italianos foram recebidos pelo Prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, o Marquinhos, representantes do Circolo Trentino e outras autoridades. No encontro foi celebrado o sexto ano e reafirmado o Acordo de Cooperação Técnica de Fraternidade entre cidades irmãs Gemellaggio. A festa é organizada pela Associação Trento Transforma com o apoio da Prefeitura de Piraquara, Circolo Trentino e Emater.