13ª Festa Trentina celebrou os 136 anos da imigração italiana em Piraquara

Publicado em 19/05/2014 às 00:00

Piraquara foi palco neste domingo (18) da 13ª Festa Trentina, na Colônia Santa Maria do Novo Tirol. A manifestação celebra a tradição da cultura italiana mantida na região pelos imigrantes, que se instalaram no município em 1878. Durante todo o dia os visitantes conheceram um pouco da única colônia Trentina do Paraná, e também aproveitaram a gastronomia típica e as atrações.

O evento atraiu cerca de 800 pessoas de diversos municípios, descendentes, e italianos que vivem no Brasil. O casal David Rizzon e Luana Broli, é natural da região de Trento, e mora em Curitiba há dois anos. “Foi algo inesperado encontrar aqui uma colônia tão grande e ativa dos trentinos. Nós não conhecíamos, e se continuarmos aqui no Paraná voltaremos nos próximos anos com certeza, pois a festa está muito boa”, destacou Luana.

Visitantes ilustres também estiveram presentes na celebração. Dona Maria Carmella Fontana Zeni, que completa 100 anos neste ano, vivenciou a imigração em Piraquara e hoje faz parte da história viva do município. “Me criei aqui na colônia. Morei em frente a igreja por anos e hoje moro no centro de Piraquara”, contou dona Carmella.

O Prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, o Marquinhos, destacou o resgate histórico que a festa proporciona, e a importância da colonização para o município. “Hoje estamos comemorando os 136 anos da imigração italiana aqui em Piraquara. Não tem como não lembrar daquelas famílias que deram início ao povoamento dessa região. A Prefeitura reitera o apoio a associação Trento Transforma e ao Circolo Trentino para mantermos sempre viva essa tradição em Piraquara”, ressaltou.

13ª Festa Trentina

Todos os anos, a comunidade de Piraquara se reúne para celebrar o pioneirismo das 59 famílias oriundas da Província de Trento, que constituíram a Colônia Santa Maria do Novo Tirol há 136 anos, e aqui mantêm viva a cultura italiana até hoje. Além de fortalecer a tradição Trentina existente na região, a festa movimenta os produtores locais, que são os encarregados pela produção de grande parte dos alimentos consumidos no evento.

A festa teve início às 11h com a missa em homenagem a Nossa Senhora da Assunção, a padroeira da Colônia. Em seguida o público aproveitou o almoço típico Trentino, e as apresentações de música e dança italiana, show de prêmios e café colonial.

Novidade

A novidade neste ano foi à viagem no tempo proporcionada pelo Departamento de Turismo aos visitantes. Uma casa antiga foi toda decorada e estilizada com artigos e roupas da colonização, onde o público teve a oportunidade de se vestir a caráter, e conhecer um pouco como viviam os primeiros imigrantes.

A Festa Trentina foi organizada pela Associação Trento Transforma, com o apoio da Prefeitura de Piraquara, Circolo Trentino, Comatur e Emater.