10º Encontro Municipal de Aleitamento Materno acontece nesta quarta

Publicado em 24/08/2015 às 00:00

Na próxima quarta, dia 26 de agosto, a Secretaria de Saúde promove o 10º Encontro Municipal de Aleitamento Materno, onde as equipes das Unidades de Saúde do município irão apresentar as atividades realizadas com as pacientes na Semana do Aleitamento. Foram feitas palestras, dinâmicas, orientações e sorteios de brindes. O evento é aberto ao público e será realizado na Câmara Municipal de Vereadores, das 13h às 17h.

Ações nas Unidades de Saúde

Entre os dias 01 e 07 de agosto ocorre a Semana Mundial de Aleitamento Materno. Celebrada em diversos países, a semana tem como objetivo principal incentivar a amamentação e conscientizar as pessoas sobre a importância do alimento materno até os dois anos de vida. Em Piraquara, as unidades de saúde realizam uma série de atividades durante todo o mês.

O tema deste ano é 'Amamentação e Trabalho: Para dar certo, o compromisso é de todos'. Cada Unidade de Saúde preparou uma programação especial, com palestras e orientações sobre o tema e o ‘mamaço’, momento em que todas as mães presentes nos eventos amamentam os seus filhos.

Importância da amamentação*

O leite materno contém componentes e mecanismos capazes de proteger a criança de várias doenças. É um simbiótico: uma fonte natural de lactobacilos, bífidobactérias e oligossacarídios. Nenhum outro alimento oferece as características imunológicas do leite humano. A mãe fornece ao filho componentes protetores, através da placenta e do seu leite, enquanto o sistema de defesa do bebê amadurece.

*Fonte: Ministério da Saúde

10º Encontro Municipal de Aleitamento Materno

Data: 26 de agosto, quarta-feira

Hora: 13h às 17h

Local: Câmara Municipal de Vereadores - Av. Getúlio Vargas, 1511 - Centro

Toda a comunidade local está convidada e os participantes recebem Certificado.