10ª Cavalgada de Aniversário encerrou as comemorações dos 124 anos de Piraquara

Publicado em 28/01/2014 às 00:00

Nesta quarta feira, dia 29 de janeiro, Piraquara vai completar 124 anos de idade. O município que possui um dos maiores potenciais hídricos, rico patrimônio natural e histórico, e que vive um momento de mudanças e desafios, antecipou as comemorações e neste ano ofereceu uma programação diferenciada para a população.

I Remada de Aniversário

clique para ampliar>* (Foto: Bruno Oliveira)

As comemorações tiveram início no domingo, 19 de janeiro, com a 1ª Remada de Aniversário de Piraquara. O evento na Barragem Piraquara II, realizado em parceria com a Sanepar, retomou a prática esportiva nos reservatórios de água do município e reuniu participantes de Piraquara, Curitiba, Pinhais, Campina Grande do Sul, Campo Largo e Balsa Nova.

Tarde de Recreação e Apresentações Artísticas

clique para ampliar>* (Foto: Bruno Oliveira)

Neste sábado, dia 25 de janeiro, ocorreu a Tarde de Recreação e Apresentações Artísticas. Durante toda a tarde o estacionamento da Prefeitura foi palco de atividades de recreação, apresentações artísticas, esportivas e culturais de artistas locais. Uma ampla estrutura foi montada pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer para receber a comunidade, que ainda aproveitou os brinquedos infláveis e a distribuição gratuita de pipoca para as crianças. O Grupo de Escoteiros Guardiões das Águas também participou da ação com a exposição de materiais de escotismo e também na animação.

10ª Cavalgada de Aniversário

clique para ampliar>* (Foto: Bruno Oliveira)

Já no domingo, dia 26, aconteceu a 10ª Cavalgada de Aniversário. O tradicional evento de comemoração do aniversário bateu o recorde de participantes com a presença de aproximadamente 500 cavaleiros. Em um trajeto inédito de 20 quilômetros, onde além das estradas rurais os participantes cavalgaram por trilhas e propriedades particulares que propiciaram o contato direto com a natureza. O evento foi organizado pelo Departamento de Turismo, e contou com o auxilio de outras secretarias municipais, e com a parceria da Associação Trento Transforma.

A concentração e a largada foi mais uma vez no Centro de Informações Turísticas. A cavalgada seguiu da região central rumo ao Parque Trentino guiada pela Cavalaria da Polícia Militar do Paraná, e pelo Prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, e a primeira dama, Ana Mazon Tesserolli. Grupos de cavalgada, famílias e crianças participaram do animado passeio que teve aproximadamente três horas de duração.

No Parque Trentino um bom público e os familiares recepcionaram os cavaleiros e os charreteiros, que em seguida aproveitaram o resto da tarde para almoçar, além do sorteio de prêmios e brindes. “A cavalgada foi perfeita e é a primeira vez que eu estou participando. Todo ano meu pai participava, mas a gente perdeu ele no ano de 2013, e então resolvi vim para representá-lo. Recomendo com certeza, não só para cavalgada, mas também para aproveitarem o final de semana em Piraquara, passear na barragem e prestigiar os pontos turísticos do município”, destacou a participante Franciele Belão.

O Prefeito Marquinhos ressaltou a manutenção da tradição, e também a realização de outros eventos para envolver a população nas comemorações do aniversário de Piraquara. “Este ano nós tivemos a 1º Remada de Aniversário movimentando também vários caiaques, foi uma ação diferente, que a população não estava acostumada. No sábado tivemos uma comemoração mais direcionada para as crianças com a tarde de recreação. A intenção nossa é expandir as comemorações, mas o carro chefe aqui, aquilo que já se tornou tradição é a Cavalgada, que normalmente acontece no domingo que antecede o aniversário”, destacou o Prefeito.

Confira as fotos da Cavalgada

Assista o vídeo!