1ª Feira de Educação Ambiental de Piraquara foi um sucesso

Publicado em 22/09/2014 às 00:00

Foi realizada no último sábado (20) a 1ª Feira de Educação Ambiental de Piraquara. A ação organizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo foi promovida em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro), e teve como objetivo envolver e sensibilizar a população sobre a importância das árvores, além de abordar outros temas relacionados ao meio ambiente.

Uma ampla estrutura com tendas e barracas foi montada no calçadão da Avenida Getúlio Vargas, onde durante todo o dia foram desenvolvidas ações de recreação e divulgação dos serviços do meio ambiente, distribuição de aproximadamente 600 mudas, entre outras atividades.

Coleta de lixo eletrônico

O serviço de coleta de lixo eletrônico foi um dos destaques da feira. Uma parceria com a Ong E-Lixo possibilitou o recolhimento de uma tonelada e meia de resíduos eletrônicos que agora serão reciclados. Centenas de celulares, televisores, computadores, entre outros aparelhos foram coletados. Quem levou seu lixo para destinação correta ainda participou do sorteio de dois relógios oferecidos pela Associação Comercial Industrial e Agrícola de Piraquara.

Também foram coletados pneus usados, e 156 litros de óleo de cozinha usado que também serão encaminhados para reciclagem.

Feira de Adoção de Animais

Outro destaque foi a Feira de Adoção de Animais e conscientização sobre a guarda responsável de animais. Em parceria com protetores de animais do município, foram realizadas atividades de orientação sobre os problemas causados em virtude do abandono de animais, além da doação de 11 cachorros, que foram doados a partir da assinatura de um termo de compromisso dos novos proprietários.

1ª Feira de Educação Ambiental de Piraquara

De acordo com a Secretária de Meio Ambiente e Urbanismo, Raquel Sizanoski, a 1ª Feira de Educação Ambiental de Piraquara alcançou os objetivos esperados. “Alcançamos o objetivo que era levar as informações de conscientização e também divulgar os serviços referentes ao meio ambiente disponíveis na prefeitura. O envolvimento da comunidade e das associações dos protetores dos animais também foi um ponto bastante positivo”, destacou.

O Prefeito Marcus Tesserolli, o Marquinhos, visitou a feira e conversou com a população e com os servidores. Ele ressaltou a realização do evento para chamar a atenção da pouplação. “A educação ambiental deve ser permanente em Piraquara, e ações específicas como a feira ajudam a potencializar e intensificar essa conscientização. Hoje encontramos famílias inteiras participando e demonstrando interesse com o nosso meio ambiente”, finalizou.

A programação do Dia da Árvore de Piraquara foi organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, com o apoio da Sanepar, ACIAP, RECICLAP, XIBIU – Reciclagem de pneus, Polícia Militar, Ambientall – Tratamento de Resíduos, e E-Lixo – Reciclagem de lixo eletrônico.