Notícia

Secretaria de Saúde alerta: tuberculose mata, mas tem cura

Publicado em 24/06/2013 às 00:00

Em 24 de março é comemorado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose em todo o mundo. Neste dia, em 1882, o médico Roberto Koch descobriu o agente causador da tuberculose, o Bacilo de Koch, que é uma bactéria que pode atingir os pulmões, rins, ossos, gânglios, pele entre outros. A Tuberculose é uma doença contagiosa e segundo as estatísticas mata mais gente do que qualquer outra doença transmissível no mundo todo.

A Tuberculose Pulmonar passa de uma pessoa para outra por meio de gotículas eliminadas pelo doente através da tosse, fala e espirro. Os principais sintomas da doença são febre, geralmente à tarde, perda de apetite, tosse, emagrecimento, suor noturno, cansaço fácil, dores no peito e, quando o quadro está avançado, escarro com sangue. É importante prestar atenção nos sintomas e a qualquer suspeita procurar a Unidade de Saúde mais próxima, pois apesar de matar, a Tuberculose tem cura e o tratamento é gratuito. As pessoas que tiveram contato com uma pessoa com Tuberculose também devem procurar a US para fazer exame médico e realizar exames conforme indicação do profissional.

E a Secretaria de Saúde de Piraquara, através do Setor de Vigilância Epidemiológica, alerta: se você está tossindo há mais de três semanas, procure a Unidade de saúde mais próxima de sua casa, pode ser Tuberculose.