Atrações turísticas de Piraquara são opções de passeio para grupos

Publicado em 24/06/2013 às 00:00

A tarde desta terça feira (19), foi de muita diversão e contato com a natureza para um grupo da terceira idade de Pinhais que visitou o Caminho Trentino em Piraquara. Eles participaram de uma visita programada pelo Departamento Municipal de Turismo, e conheceram a Área do Carvalho, também chamada de Represa do Carvalho, o primeiro reservatório público de água que abasteceu Curitiba, e encerraram a excursão na Agroindústria.

O céu azul e o calor que fez durante a tarde foi ideal para a realização do passeio. Os 22 idosos do Centro de Convivência de Pinhais puderam desfrutar da exuberante paisagem da serra, conhecer o reservatório de água, o santuário São Francisco, as nascentes, além de toda a história centenária do local que foi construído em 1908.

Cercada por montanhas, e cravada no início da Serra do Mar, a primeira captação de água que abasteceu a capital se encontra na área do Parque Estadual Pico do Marumbi, em Piraquara, e atualmente é mantida pela Sanepar, Prefeitura de Piraquara e o IAP. O local possui um calendário fixo de visitações, e o Departamento de Turismo municipal ainda oferece as visitas programadas para escolas, universidades e grupos específicos, como o dos idosos.

Empolgado com vegetação no Santuário São Francisco, o senhor Cassimiro Franquette, de 66 anos, disse que é muito importante o trabalho de conservação do local. “Isso aqui é muito lindo e tem que ser preservado para nossa juventude aproveitar”, destacou. Para a Iudiceia Vicente Zorzenão, de 62 anos, que visitava o Carvalho pela primeira vez, conhecer a história e ter contato com a natureza faz valer o passeio. “Só o oxigênio que respiramos aqui já vale a caminhada, sem falar do atendimento e da atenção dos funcionários que explicam tudo durante a visita”, ressaltou.

No encerramento da tarde em Piraquara, o grupo foi recebido com um café colonial na Agroindústria, onde os idosos puderam comprar vinhos, queijos, bebida láctea, grappa italiana, entre outros produtos provenientes da produção rural local.

Confira o calendário de visitação livre de 2013 do Reservatório do Carvalho:

Fevereiro: dias 23 e 24.

Março: dias 9, 10, 23 e 24.

Abril: dias 6, 7, 20 e 21.

Maio: dias 4, 5, 18 e 19.

Junho: dias 8, 9, 22, 23.

Julho: dias 6, 7, 20 e 21.

Agosto: dias 3, 4, 17 e 18

Setembro: dias 7, 8, 21 e 23.

Outubro: dias 5, 6, 19 e 20.

Novembro: dias 9, 10, 23 e 24.

Dezembro: dias 7 e 8.

Para ter mais informações sobre outros roteiros e opções de passeios em Piraquara, e as visitas de grupos programadas na Área do Carvalho é preciso entrar em contato com o Departamento de Turismo da Prefeitura pelo telefone 3673 – 4442.

Confira as fotos