Prefeitura realiza Fórum Municipal PNAB

Publicado em 06/05/2024 às 14:23

No último dia 19 de abril, a Prefeitura de Piraquara, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, realizou o Fórum Municipal da Política Nacional Aldir Blanc.

Com o objetivo de fortalecer as políticas públicas culturais do município, o Fórum proporcionou um espaço de troca de experiências e debate, para construção de ferramentas para o desenvolvimento cultural do município, e para isso, contou com a participação ativa da sociedade civil.

No Teatro Municipal Heloína Ribeiro de Souza, símbolo de cultura no município, gestores, técnicos, agentes e produtores culturais, movimentos sociais, entre outros agentes protagonizaram um diálogo enriquecedor para definir as novas práticas de cultura, em Piraquara.

O Fórum contou ainda com a participação de Lôa Campos, representante do Escritório Regional do Ministério da Cultura no Paraná- MINC-PR.

LEI ALDIR BLANC

A Lei nº 14.399 de 08 de julho de 2022, que institui a Política Nacional Aldir Blanc de fomento à Cultura, regulamentada pelo Governo Federal, foi batizada em homenagem ao compositor e escritor que morreu em maio de 2020. A iniciativa busca fomentar o setor cultural nacionalmente em uma parceria entre a União, Distrito Federal, estados e municípios. Os recursos são repassados pela União, mas cabe aos estados e municípios realizarem a distribuição de acordo com os critérios estabelecidos no texto legal. Piraquara aderiu a Lei em 2023.