Educadores de Piraquara participam de congresso antes do início das aulas

Publicado em 24/06/2013 às 00:00

Evento faz parte da formação e preparação dos profissionais para o ano letivo

Com o início do ano letivo programado para o dia 14 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Educação de Piraquara já se prepara para receber os alunos. Entre os dias 5 e 7 os servidores estiveram reunidos na sede campestre do Clube Morgenau, e participaram do Congresso Municipal de Educação. O evento faz parte da preparação e formação continuada proporcionada aos educadores antes do início do ano letivo.

O Prefeito Marcus Tesserolli, o Marquinhos, fez a abertura do congresso na terça feira (5). Durante o discurso ele relembrou sua trajetória profissional como professor, e reconheceu o importante trabalho dos servidores da área, que segundo ele constroem a educação de Piraquara. “A educação junto com a assistência social e a saúde é uma área prioritária do nosso governo. Por isso assumo o compromisso de buscar a valorização e condições adequadas aos profissionais, para qualificarmos cada vez mais a educação municipal”, destacou o prefeito.

Uma programação especifica foi preparada para os educadores, que foram divididos em grupos e participaram de palestras com profissionais conceituados da área educacional. “É um momento de planejamento e de expor as diretrizes e os desafios para este ano, além de aprendizado para os educadores, que participaram de palestras com os temais mais atuais do cenário educacional.” explicou a Secretária de Educação, Loireci Dalmolin de Oliveira.

Formação

Na quarta feira (6) o professor e doutor em Educação, João Luiz Gasparin ministrou a palestra com o tema “A Pedagogia Histórico – Crítica como processo de estudo, de planejamento e de Ação Didática”, na quinta feira (7) foi a vez do professor Celso Vasconcellos, doutor em educação e mestre em história e filosofia da educação, apresentar o tema “ Identidade Docente em Construção: Os desafios da formação e da ética”.

Para a professora Patrícia Santos de Almeida, do CMEI Pingo de Gente, esse momento de capacitação e integração entre os profissionais é de fundamental importância, pois reflete dentro da sala de aula. “Essas palestras são muito importante dentro do aperfeiçoamento dos professores, isso valoriza o nosso trabalho e qualifica nossa atuação dentro da sala de aula com os alunos”, ressaltou.

Revista

No evento também foi lançada a revista “Educação de qualidade por meio de práticas democráticas”. A publicação traz o registro do trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Piraquara, e será utilizada como ferramenta para trocas de experiências entre os educadores da rede de ensino e também como material de leitura.

Confira as fotos