Debates e apresentações marcaram o Dia Internacional da Mulher em Piraquara

Publicado em 24/06/2013 às 00:00

As comemorações e homenagens pelo Dia Internacional da Mulher, dia 08 de março, começaram antes em Piraquara, já que foi aprovado um projeto de lei que institui o dia 07 de março como o Dia Municipal da Mulher. Para marcar a data, aconteceu na Câmara Municipal uma sessão solene, onde foram homenageadas algumas mulheres, que receberam flores, representando as piraquarenses. A primeira dama, Ana Mazon Tesserolli, agradeceu a homenagem em nome de todas as mulheres de Piraquara e aproveitou a oportunidade para falar da violência contra a mulher. Ela citou dados da violência física contra a mulher, mas lembrou que “isso não ocorre somente de forma física, é preciso também combater a violência velada e o sentimento machista, que resultam na submissão da mulher”, diz. Para ela, é importante a mobilização e a atitude das próprias mulheres, que não devem deixar que as tratem mal, para que sejam respeitadas e valorizadas. “Em Piraquara vemos algumas secretarias municipais desempenhando um bom trabalho e são comandadas por mulheres, no Brasil hoje o mais alto cargo é ocupado por uma mulher”, e finaliza: “a mulher não tem que estar nem atrás, nem na frente, mas ao lado do homem”, declara Ana Mazon.

Na sexta (08) aconteceu na Casa da Cultura, por iniciativa da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Cultura e Esporte, a Noite Rosa, que contou com roda de conversa, apresentações culturais e um café especial para mulheres. O local estava lotado, estiveram participando servidoras da Prefeitura, artistas e comunidade local. Na conversa foi falado sobre a situação da mulher na sociedade hoje. Para Cristina Maria Rizzi Galerani, secretária de Assistência Social, “foi um momento para falarmos da situação da mulher hoje, dos avanços e desafios futuros. Saímos daqui hoje com a sensação de fortalecimento”, declara. A cantora Adriana Fabro fez uma apresentação especial e as mulheres presentes tiveram a oportunidade de participar junto com ela.

Na manhã de sábado (09) aconteceu uma Caminhada das Mulheres pelo Centro da cidade, também convidadas pela Secretaria de Cultura e Esporte, que saíram da Prefeitura e foram até a Casa da Cultura, mostrando a luta e a força feminina. Na chegada, fizeram uma aula de alongamento para relaxar depois da caminhada. Também no sábado a Secretaria de Assistência Social promoveu rodas de conversa e apresentações culturais para as mulheres nos bairros Jardim Holandês e Vila Vicente Macedo, eventos que tiveram grande participação da população local.