Ações ambientais marcam o Dia Mundial da Água em Piraquara

Publicado em 24/06/2013 às 00:00

A água sempre foi fundamental à vida, tanto dos homens, quanto de animais e plantas. Desde os primórdios o homem sempre ocupou territórios próximos a rios e mares para garantir sua sobrevivência através da pesca e da agricultura. Mas o crescimento desordenado das cidades, o uso indiscriminado de água, sua exploração agressiva e descontrolada, gerou uma crise socioambiental, criando problemas sociais, econômicos e ambientais, retratados na falta de saneamento básico, na poluição hídrica, na derrubada de matas, na expansão agropecuária, na urbanização e industrialização, na ocupação de áreas de mananciais para abastecimento público. Como um ato de conscientização pela importância da água, foi declarado pela ONU, pela resolução A/RES/47/1993, o dia 22 de março com sendo o ‘Dia Mundial da Água’, de acordo com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento contidas no capitulo 18 da Agenda 21.

Em Piraquara, pelo Dia Mundial da Água e para comemorar o grande potencial hídrico da cidade, já que 93% de seu território é caracterizado como área de manancial, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, realizou várias ações ao longo da semana. Essas ações tiveram como principais objetivos promover melhoria da qualidade ambiental, da saúde pública e do aspecto paisagístico local.

Na quinta (21) aconteceu uma ação educativa de orientação para comerciantes da feira gastronômica, orientando sobre a correta destinação do óleo de cozinha usado. Este óleo, quando lançado indevidamente, seja na pia da cozinha, no lixo, no vaso sanitário, nos ralos ou até mesmo no solo, causa sérios prejuízos ao meio ambiente: apenas um litro de óleo pode contaminar um milhão de litros de água. Além disso, ele causa a impermeabilização do solo, podendo contribuir para que ocorram enchentes; cria uma fina camada sobre a água impedindo a oxigenação, acarretando danos à fauna e à flora aquáticas; parte do óleo adere às paredes da tubulação de esgoto e absorve outras substâncias, provocando entupimentos, vazamentos e diminuindo a vida útil dos mesmos.

Na sexta (22), aconteceu o plantio e reposição de 29 Ipês, brancos e amarelos, na Avenida Getúlio Vargas, no Centro da cidade. A arborização urbana exerce funções ecológicas como purificação do ar pela fixação de poeiras e gases tóxicos e pela reciclagem de gases através dos mecanismos fotossintéticos; melhoria do microclima da cidade, pela retenção de umidade do solo e do ar e pela geração de sombra, evitando que os raios solares incidam diretamente sobre as pessoas; influência no balanço hídrico, favorecendo a infiltração da água no solo e provocando e evapotranspiração mais lenta; redução na velocidade do vento; abrigo à fauna, propiciando uma variedade maior de espécies e influenciando positivamente para um maior equilíbrio das cadeias alimentares e diminuição de pragas e agentes vetores de doenças; amortecimento de ruídos. A arborização traz ainda benefícios estéticos pela adição de cores ao cenário urbano.

No sábado (23) aconteceu uma Blitz Ambiental ao longo da Rua Atílio Pedão e às margens do Rio Itaquí, na divisa com o município de São José dos Pinhais. Durante a ação foi feita a remoção dos resíduos e a destinação correta, colocação de placas ‘Proibido jogar lixo’, plantio de espécies 100 mudas de árvores nativas, a fim de recompor a Área de Preservação Permanente que deve existir ao longo do rio, e orientação aos moradores quanto à correta destinação dos diferentes resíduos. Desata ação, além da Secretaria de Meio Ambiente, participaram também servidores da Secretaria de Infraestrutura, alunos do Colégio Suíço, de Pinhais, e a Transresíduos, empresa responsável pela coleta de resíduos em Piraquara. O despejo de resíduos sólidos a céu aberto ainda é uma pratica comum no município, principalmente em terrenos baldios, fundos de vale e áreas de preservação permanente (APP), causando sérios danos ambientais e à saúde pública, devido à contaminação hídrica pela decomposição dos resíduos (inclusive, adição de metais pesados ao solo) e proliferação de vetores (como ratos e baratas). Por isso, esta data deve servir para uma reflexão e conscientização sobre a importância de cuidar da água e como todas as atitudes com relação ao meio ambiente influenciam na qualidade da água e na qualidade de vida das pessoas.