CALENDÁRIO DE EVENTOS – ANO 2022

06, 07 e 13/08

Mata Atlântica EcoFestival CONFIRMADO

16 e 17/08

Oficina de Formatação de Produtos Turísticos destinada aos empreendedores do ramo turístico do município CONFIRMADO

Teatro Heloína Ribeiro de Souza

Natal no Parque  À CONFIRMAR

Eventos Tradicionais do Município

Cavalgada de Aniversário

O evento que é realizado há anos em Piraquara no mês de Janeiro, reúne um grande número de participantes e atrai visitantes de diferentes municípios. Em um trajeto que contempla a região urbana e rural, a cavalgada percorre o caminho histórico entre a sede do município e a Colônia Santa Maria do Novo Tirol.

Festa do Aniversário do Município

Promovida pela Prefeitura no mês de janeiro com a tradicional cavalgada, passeio ciclístico, jogos e outras atividades.

Pré-carnaval no Parque das Águas Jacob Simião

A festa mais popular do Brasil também marcou a cidade de Piraquara. O Pré-Carnaval é um sucesso de público, que se embala no ritmo das tradicionais marchinhas, com o desfile de blocos e escola de samba. A cada ano, o evento reúne mais famílias e atrai visitantes de outros municípios. O Pré-carnaval de Piraquara é organizado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

Feira do Peixe Vivo

A Feira do Peixe Vivo de Piraquara já é tradição no município. O evento que acontece na semana da Páscoa tem como objetivo disponibilizar para a comunidade diferentes tipos de peixes, além de valorizar os produtores locais. Serão comercializados Bagres, Traíras, Carpas e Tilápias, que podem ser limpos no próprio local. Os peixes serão vendidos vivos, o que garante a qualidade e os produtos frescos.

Festa de São Cristóvão

Ocorre no mês de maio em Piraquara a Festa em louvor a São Cristóvão, Padroeiro dos Motoristas. A tradicional celebração na Paróquia Senhor Bom Jesus dos Passos é símbolo do turismo religioso que sempre foi destaque no município.

Festa Trentina

No mês de maio, a comunidade de Piraquara se reúne para celebrar o pioneirismo das 59 famílias oriundas da Província de Trento, que constituíram a Colônia Santa Maria do Novo Tirol em 1878, e aqui mantêm viva a cultura italiana até hoje. Além de fortalecer a tradição Trentina existente na região, a festa movimenta os produtores locais, que são os encarregados pela produção de grande parte dos alimentos consumidos no evento.

Arraiá no Parque

Apresentações, quadrilhas juninas e muita música para ninguém ficar parado são algumas das atrações no Arraiá no Parque promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer. O objetivo é comemorar a cultura popular brasileira, além de proporcionar muita alegria e diversão aos participantes no Parque das Águas Jacob Simião.

Festa do Padroeiro Senhor Bom Jesus dos Passos

Agosto é o mês mais importante para a comunidade religiosa da igreja matriz Senhor Bom Jesus dos Passos, em Piraquara. No segundo domingo do mês é realizada a festa em comemoração ao padroeiro da cidade.

Desfile Cívico

O tradicional Desfile Cívico da Independência do Brasil foi retomado em 2013. Organizado pela Prefeitura, o evento conta com a participação da comunidade escolar, autoridades e instituições civis e militares, que a cada ano emocionam e reúnem um o grande público. A celebração reforça o civismo e o patriotismo da população de Piraquara na semana da pátria

Caminhada e Pedalada Internacional na Natureza - Circuito Nascentes do Rio Iguaçu

A Caminhada e a Pedalada da Natureza não são esportes competitivos, e sim passeios turísticos de contemplação do ambiente natural e rural, contribuindo para o desenvolvimento do turismo local e a participação do município e do país cenário do turismo Mundial. Estes eventos seguem normas internacionais da Federação Internacional de Esportes Populares (IVV) que atua em mais de 5.500 circuitos distribuídos em 36 países.

A caminhada conta com 12 km e a pedalada com 25 km sinalizados nos padrões internacionais, com saída e chegada no mesmo ponto. Os roteiros contam ainda com três pontos de apoio (PA) e pontos de venda de água, alimentação leve e produtos agroartesanais. Também há controle de passagem do caminhante no crachá de identificação.

Pedalando e Conhecendo Piraquara

Uma maneira saudável de conhecer Piraquara e seus encantos naturais. O projeto tem como objetivo fomentar o turismo do município, que possui um rico patrimônio natural e histórico. A cada etapa um trajeto inédito proporciona um novo passeio, em locais que apresentem características diferentes, passando por pedreiras, barragens, pela centenária estrada de ferro que liga Curitiba a Paranaguá, mananciais e a Serra do Mar.

Caminha Noturna

A atividade iniciada em 2014, atrai centenas de visitantes e moradores em cada uma de suas edições. O percurso que abrange estradas urbanas e rurais, tornam-se um atrativo para as famílias que desejam conhecer ainda mais de Piraquara e se aventurar nas trilhas noturnas

Mostra de Dança

Com o objetivo de incentivar e fortalecer os movimentos culturais no município, a Mostra de Dança é uma oportunidade para a divulgação de novos talentos e de enriquecimento da cultura local. A mostra recebe artistas, grupos profissionais e amadores de dança de vários gêneros e estilos musicais, sem caráter competitivo.

Natal no Parque

Festividade de Natal no município com apresentações artísticas e culturais para a população, além da iluminação no Parque que proporciona um belo espetáculo noturno.