AVENTURA E ECOTURISMO

Morro do Canal

O Morro do Canal com 1.373 metros acima do nível do mar, faz parte do Parque Estadual do Marumbi. A trilha para subida possui nível de dificuldade média e leva cerca de 2 horas. O morro tem vias para prática de rapel e escalada em rochas. Na chegada ao topo, o visual é recompensador. O atrativo está inserido no segmento turismo de aventura, com a possibilidade de visitação autoguiada ou acompanhada de guias locais. A trilha é bem demarcada e em ótimo estado de conservação, possui degraus com arrimo de madeira ou paralelepípedo de granito em vários pontos além de correntes e degraus de grampo de aço para auxiliar nos pontos mais íngremes ou sobre as diversas rochas do caminho.

O Morro do Canal proporciona uma vista panorâmica de Paranaguá e Antonina (no lado do Litoral) e das barragens Piraquara I e II. A subida ao morro é gratuita, a taxa cobrada no local é a de estacionamento paga diretamente ao proprietário da área localizada aos pés do Morro. No mesmo ponto de acesso ao Morro do Canal o visitante também tem a possibilidade de acesso ao Morro do Vigia e a Torre Amarela, podendo realizar a travessia passando pelos três morros (duração estimada de 6 horas).

Mananciais da Serra

Nos Mananciais da Serra permanecem até hoje o conjunto de 17 reservatórios que a partir de 1908 abasteceram Curitiba. O Carvalho é o principal reservatório e a partir dele uma adutora de 38 km levava água até o Reservatório do Alto São Francisco.

Reservatório Carvalho

A Represa do Carvalho foi o primeiro reservatório para abastecimento público de Curitiba inaugurado em 1908, e é um belo lugar para visitação. A área é uma opção de lazer na região de Piraquara para quem gosta de estar em contato com a natureza e de conhecer a história local. A região pertence aos Mananciais da Serra, na área do Parque Estadual Pico do Marumbi, e os visitantes podem participar de atividades monitoradas como caminhadas e trilhas. Durante o percurso da Área do Carvalho, os turistas podem conhecer o Santuário São Francisco, percorrer a Trilha do Salto (percurso de 1 km), a Estrada do Carvalho (2,5 km) e a Trilha da Chaminé (1,5 km). As caminhadas têm duração mínima de uma hora, entre ida e volta. O local recebe grupos com visitas agendadas, mas está aberto à visitação sem agendamento prévio nas seguintes datas:

Centro de Educação Ambiental Mananciais da Serra (CEAM)

Inaugurado em novembro de 1997, o Centro de Educação Ambiental Mananciais da Serra está localizado junto à Barragem do Rio Cayuguava (Piraquara I). O CEAM possui um mini auditório com capacidade para 30 pessoas, salas com exposições temáticas permanentes sobre o Patrimônio Natural e Histórico da Região, conta com uma área coberta de 200 m² para realização de atividades educativas e conscientização ambiental. As visitas deverão ser agendadas com antecedência mínima de uma semana.

Trilha do Morro do Canal

Caminhada com alto grau de dificuldade e vista panorâmica do litoral paranaense.

Atendimento: não há guia oficial para organizar/acompanhar grupos.

Trilha no Morro do Vigia

Caminhada e escalada na pedra e vista panorâmica da represa.

Atendimento: não há guia oficial para organizar/acampamentos grupos.

Trilha da Chaminé

Localizada dentro do complexo dos Mananciais da Serra, a trilha tem 1,5 km de extensão e leva até a área da Represa Piraquara I onde está localizada a chaminé que fazia parte da antiga casa de máquinas que bombeava a água para a tubulação principal do Reservatório. A trilha está disponível para visitação apenas nos finais de semana de abertura do local (datas disponíveis no site da Sanepar e da Prefeitura de Piraquara).

Trilha do Cayuguava

Caminhada leve em meio à Mata Atlântica. Trilha pavimentada com pedra irregular. As visitas podem ser agendadas com antecedência através do e-mail visitas@sanepar.com.br ou pelo telefone (41) 3673-3310.

Atendimento: há guiamento pelos monitores da Sanepar mediante agendamento prévio.

Compartilhe seu conteúdo nas redes sociais: