Piraquara adere à Semana de Mobilização Saúde na Escola

Publicado em 24/06/2013 às 00:00

Desde a última segunda feira (11) as secretárias municipais de Saúde e Educação de Piraquara realizam atividades referentes à Semana de Mobilização Saúde na Escola. O município aderiu ao programa do governo federal que tem como objetivo reforçar a prevenção à saúde dos alunos brasileiros. Neste ano o foco é a prevenção da obesidade e o cuidado com a saúde ocular.

Piraquara aderiu à mobilização nacional que ocorre entre os dias 11 e 15 de março em municípios de todo o país. Desde a segunda feira (11), profissionais da saúde se reúnem com professores e coordenadores da rede municipal de ensino no Centro Municipal de Atendimento Interdisciplinar Especializado Alex Figueiredo, em um momento de sensibilização e definição de ações conjuntas que serão realizadas nas escolas do município.

Além de ações de prevenção e orientação, estão previstas avaliações de saúde nos alunos, onde serão verificados peso e altura, para o calculo do índice de massa corpórea (IMC), e também exames de vista para atestar a acuidade visual. “Estas ações serão realizadas em conjunto entre as duas secretarias ao longo do ano letivo, com o objetivo de prevenir e detectar alunos com obesidade e deficiências visuais”, explicou o enfermeiro e Coordenador da Atenção Básica, Regis Daniel Soares.

Os alunos que forem diagnosticados com qualquer doença serão encaminhados diretamente para o atendimento nas unidades básicas de saúde.

SAÚDE NA ESCOLA

O Programa Saúde na Escola visa promover atenção integral à saúde de crianças, adolescentes e jovens do ensino público por meio de ações de prevenção, promoção, atenção e formação. As atividades são realizadas de forma articulada entre as equipes de saúde da Atenção Básica e os trabalhadores da educação nos estabelecimentos de ensino.