Notícia

Inscrições para contadores de história que farão parte do Festival Nacional encerram no dia 28

Publicado em 14/08/2019 às 00:00

O "Festival Nacional de Contadores de Histórias" será realizado no período de 9 a 11 de outubro de 2019, nos municípios de Almirante Tamandaré, Araucária, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Pinhais, Piraquara e São José dos Pinhais. Onde serão desenvolvidas ações de contação de Histórias e diálogos em formato de debates sobre a arte de contar histórias com a comunidade, tendo o projeto "Cotidiano Leitor" como eixo temático.

Participarão do festival contadores de histórias nacionais e locais, profissionais da Arte Narrativa ou grupos de narrativas cênicas. As atividades do festival serão direcionadas aos contadores de histórias, alunos da rede pública de ensino, educadores, técnicos em projetos sociais e culturais, acadêmicos, grupos da terceira idade e comunidade geral, tudo de forma gratuita.

INSCRIÇÕES

Os contadores de histórias deverão se inscrever exclusivamente por meio do preenchimento de formulário eletrônico, disponível no site www.institutodommiguel.com, até o dia 28 de agosto de 2019.

Poderão participar, como pessoa jurídica, contadores de histórias residentes em território brasileiro, com narrativas em Língua Portuguesa, maiores de 18 anos, por meio de inscrição prévia.

Serão abertas no processo seletivo 8 (oito) vagas para contadores(as) de histórias ou grupos de contação de histórias, que possam comprovar atividades narrativas, nos últimos 02 (dois) anos, com inscrição em formulário próprio, anexando comprovantes das atividades desenvolvidas.

Serão destinadas 04 (quatro) vagas para inscrições provenientes do Estado do Paraná e 04 (quatro) vagas para inscrições provenientes dos demais estados do Brasil, a fim de promover um intercâmbio cultural entre agentes de leitura de diferentes partes do país. O objetivo é que essa troca de experiências possa contribuir com o enriquecimento do repertório dos participantes. Os contadores de histórias inscritos deverão apresentar narrativas de autores diversos, como contribuição à diversidade cultural brasileira.

PROJETO COTIDIANO LEITOR

O Projeto Municipal de Incentivo a Leitura, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer responde às diretrizes do Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura do Paraná, numa ação voltada aos eixos de democratização do acesso ao livro e a leitura.

Além disso, o município está participando do projeto "Cotidiano Leitor" uma realização do Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria da Comunicação Social e da Cultura (SECC), do Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura (PELLL) e da empresa Audi do Brasil. Tem produção executiva do Instituto Dom Miguel e apoio de prefeituras municipais e da Biblioteca Pública do Paraná.

 Com ações de incentivo o objetivo do projeto é promover a formação de mediadores de leitura, eventos literários, incentivo à produção literária e fomento à cadeia produtiva do livro. E ainda a democratização do acesso ao livro, estimulando o interesse por narrativas literárias.