Teve início a 1°edição do Julho das Pretas de Piraquara

Publicado em 12/07/2023 às 10:42

Na última sexta-feira, dia 07 de julho, a Prefeitura de Piraquara, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, realizou na Praça CEU, no Guarituba, o primeiro encontro, da 1°edição, do Julho das Pretas no município.

Na oportunidade, a Coordenadoria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial de Piraquara lançou o “Projeto Empodera Pretas de Piraquara” com o tema " Visibilidade e Respeito".

O Julho das Pretas, é o mês em que são promovidas ações que discutem a realidade das mulheres negras no Brasil e quais políticas afirmativas e de reparação histórica devem surgir ou defender para os próximos passos.

A ação é uma iniciativa criada em 2013, pela Odara – Instituto da Mulher Negra, em homenagem ao dia 25 de Julho, data em que se celebra o Dia Internacional das Mulheres Negras, Latinas e Caribenhas. No Brasil, a data também presta uma homenagem a Tereza de Benguela, uma liderança quilombola que é exemplo de força para as mulheres que sobrevivem às sequelas da colonização.

O primeiro encontrou contou com a presença da Secretária de Assistência Social de Piraquara, Cintia Aparecida Batista e da psicóloga Sabrina Martins de Souza, falando sobre autoestima e empoderamento.

CONFIRA O CRONOGRAMA

14/07 – Pertencimento e preparação para o desfile de moda;

22/07 – Desfile na abertura do evento de capoeira e fala sobre o Dia Internacional das Mulheres Negras, Latinas e Caribenhas;

28/07 – Apresentação Cultural (desfile de moda) no Encontro Não ao Feminicídio, na Câmara de Vereadores de Piraquara, às 8h.

Todos os encontros terão início às 18h30, no Centro de Artes e Esportes Unificado – CEU, localizado na Rua Juri Danilenko, nº 3460, no bairro Guarituba.